EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIAS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PESCA NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA, ES.

Autores

  • Flávia Silva Martinelli Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.
  • Lidiane Pignaton Agostini Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.
  • Soler Gonzalez Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2961

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Práticas Cotidianas, Rede de conversações.

Resumo

Esta pesquisa problematiza a Educação Ambiental e os saberes socioambientais nas redes cotidianas da comunidade do bairro Ilha das Caieiras, localizada na região da Baía Noroeste de Vitória (ES). A pesquisa tem como objetivo geral problematizar a Educação Ambiental das práticas pesqueiras cotidianas da comunidade da Ilha das Caieiras por meio das experiências e dos cotidianos vividos por um grupo de estudantes da região. Os movimentos metodológicos foram traçados com os encontros com os estudantes, suscitando em algumas intervenções para a produção dos dados: mapa mental, conversas (narrativas) e produção de texto escrito. Os materiais produzidos pelo grupo de estudantes indicam dinâmicas espaciais e temporais que circunscrevem as práticas pesqueiras e os saberes socioambientais locais, ajudando-nos a problematizar as relações criadas entre a comunidade e o manguezal, assim como as mudanças em curso na atividade pesqueira. Fizemos também observações e registros de diários de campo com destaque para as dinâmicas cotidianas relacionadas com o nomadismo da paisagem e com as atividades pesqueiras do bairro Ilha das Caieiras. As conversas, os textos e os mapas produzidos pelos estudantes apontam relações insustentáveis entre a comunidade e o manguezal, na atualidade. Indicam também táticas, estratégias de (re)existência e diferentes usos dos sujeitos praticantes nas margens em relação às áreas de preservação ambiental dos manguezais configurando evidências de uma Educação Ambiental produzida, negociada e vivida com as redes cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Silva Martinelli, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.

Mestranda em Ciências Biológicas (ênfase em Biologia Animal) pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Lidiane Pignaton Agostini, Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.

Mestranda em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Soler Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorando em Educação Ambiental pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Martinelli, F. S., Agostini, L. P., & Gonzalez, S. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CARTOGRAFIAS DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PESCA NA ILHA DAS CAIEIRAS, VITÓRIA, ES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2961