O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL

Autores

  • Januária da Fonseca Malaquias januariafonseca@gmail.com
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos januariafonseca@gmail.com
  • Cristina de Souza Silva Centro Universitário UNA/UNATEC.
  • Heloísa Damasceno Diniz Centro Universitário UNA/UNATEC.
  • Maria Cristina Santiago

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2943

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, munidade, Integração acadêmica.

Resumo

As características lúdicas inseridas nos jogos proporcionam um aprendizado mais prazeroso, que envolve a sociedade para a troca de ideias e a busca de novos conhecimentos relativos às questões socioambientais. Esta prática se faz importante, pois através da educação socioambiental são desenvolvidos conhecimentos, compreensões, habilidades e motivações, que agregam no âmbito da sustentabilidade. Com o propósito de dar continuidade a organização do material didático, desenvolvido pela graduação Tecnológica em Gestão Ambiental e pela Pós Graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, no período de 2008 a 2011, esta etapa avaliou a estrutura e a adequação dos 42 jogos catalogados anteriormente com base na faixa etária, tema, categoria (tabuleiro, memória, bingo, entre outros) descritos nas regras apresentadas. A percepção dos diferentes públicos, participantes de eventos como o Viva a Praça, o EXPOUNA e a Festa da Família no Colégio São Paulo Irmãs Angélicas também foram sistematizadas de maneira a subsidiar esta análise. Conclui-se com este trabalho que o desenvolvimento de estratégias pedagógicas interativas, do tipo jogos, estimulou vivências que possibilitaram que o indivíduo refletisse seus hábitos na comunidade e no ambiente onde se insere, capacitando o sujeito a escolhas e a efetiva participação através da Educação Socioambiental.

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Biografia do Autor

Januária da Fonseca Malaquias, januariafonseca@gmail.com

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário UNA/UNATEC

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, januariafonseca@gmail.com

Professora orientadora do projeto e do Mestrado Profissional em Administração, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental UNA/UNATEC.

Cristina de Souza Silva, Centro Universitário UNA/UNATEC.

Professora e co-orientadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental UNA/UNATEC.

Heloísa Damasceno Diniz, Centro Universitário UNA/UNATEC.

Professora e co-orientadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental UNA/UNATEC.

Maria Cristina Santiago

Professora e coordenadora do curso de Nutrição UNA.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Malaquias, J. da F., Vasconcelos, F. C. W., Silva, C. de S., Diniz, H. D., & Santiago, M. C. (2012). O LÚDICO COMO PROMOÇÃO DO APRENDIZADO ATRAVÉS DOS JOGOS SOCIOAMBIENTAIS, INTEGRANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2943