EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BAIRRO DA BALSA E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA CRIAÇÃO DO CAMPUS PORTO DA UFPel/RS

Autores

  • Lila Fátima Karpinski Universidade Federal do Rio Grande
  • Gianpaolo Knoller Adomili Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2756

Palavras-chave:

Conflito Socioambiental. Educação Ambiental. Percepção.

Resumo

Este artigo trata de uma leitura do modo de vida e das percepções dos moradores do Bairro da Balsa, Pelotas/RS, em um contexto de conflitos socioambientais desencadeados pela criação do novo Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas. Esses conflitos, como os problemas de infraestrutura social e urbana, nos elucidam acerca das mazelas deixadas pela ausência do poder público local, apontando para uma situação de periferia envolvendo as condições de vida e territorialidade destes moradores. Diante deste contexto, neste artigo busca-se uma reflexão sobre como os moradores percebem o seu lugar e os conflitos socioambientais e o entendimento sobre educação ambiental. Essas questões estão diretamente ligadas a EA, uma vez que essa trata das relações entre o ser humano e o meio ambiente, permeado pelas relações culturais, políticas e econômicas. Para a realização deste trabalho utilizou-se a etnografia como metodologia de pesquisa.

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Biografia do Autor

Lila Fátima Karpinski, Universidade Federal do Rio Grande

Professora de Geografia, Especialista em Geografia do Brasil pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Karpinski, L. F., & Adomili, G. K. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: BAIRRO DA BALSA E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NA CRIAÇÃO DO CAMPUS PORTO DA UFPel/RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2756