APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE

Anderson da Silva Coutinho, Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Monica Lopes Folena Araújo

Resumo


Para o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno.

Palavras-chave


educação ambiental, ecologia, crise ecológica, contextualização

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2867

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