APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE

Autores

  • Anderson da Silva Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Izabelle Maria Nascimento de Rezende Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2867

Palavras-chave:

educação ambiental, ecologia, crise ecológica, contextualização

Resumo

Para o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) em Ecologia e Conservação da Natureza, Universidade Federal Rural Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos Recife, CEP: 52.171-900, Pernambuco-Brasil.

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) em Ecologia e Conservação da Natureza, Universidade Federal Rural Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos Recife, CEP: 52.171-900, Pernambuco-Brasil.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bióloga. Dra. em Educação. Professora do Departamento de Educação da UFRPE, Universidade Federal Rural Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos Recife, CEP: 52.171-900, Pernambuco-Brasil.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Coutinho, A. da S., Rezende, I. M. N. de, & Araújo, M. L. F. (2012). APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2867