UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA AO CONTEÚDO EPISTEMOLÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi

Resumo


Dentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação está a formação humanística de indivíduos capazes de se posicionarem de forma crítica ante a realidade. Este desafio ganha vulto em face da edição das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, que surgem como resposta à demanda por uma Educação Ambiental que, enquanto parte do processo formativo, assuma seu papel transversal e fomente a atitude crítica e a busca da transformação do atual modelo de desenvolvimento econômico-social. Tais diretrizes, que vigoram desde junho de 2012, e cujo conteúdo é objeto de análise do presente artigo, constitui-se como valioso referencial para a gestão educacional em nosso país, em especial no tocante à política de formação de educadores, por propiciar a constituição de sujeitos críticos e capazes de transformar a realidade. A discussão que ora apresentamos se ocupa do conteúdo epistemológico de tais diretrizes, compreendendo que o projeto de sociedade ali presente depende, em larga medida, da compreensão de mundo que o produz.

Palavras-chave


Transformação Social; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental; Formação de Professores.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2845

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