A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos Iniciais<br>The teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial years<br>La formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales

Autores

  • Thays Rodrigues Votto
  • Mauren Poriúncula Moreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8878

Palavras-chave:

Educação Estatística, Anos iniciais, Formação Docente.

Resumo

A Estatística está preconizada nos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, esses salientam a importância de estimular nos alunos o desenvolvimento de um processo investigativo, o qual colabora para o desenvolvimento da criticidade e autonomia dos cidadãos, habilidades essas que podem contribuir para uma Educação Ambiental. O presente artigo visa identificar e analisar quais habilidades Estatísticas estão sendo abordadas pelos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de uma pesquisa quantitativa, participaram 92 professores, o instrumento utilizado foi um questionário abordando questões relacionadas à formação docente e as habilidades elencadas nos documentos oficiais da educação brasileira para a Estatística. Os resultados evidenciam que a Estatística descritiva tem maior ênfase nesse nível de ensino, em detrimento à realização de pesquisas. Statistics are recommended in the official documents that guide Basic Education, these emphasize the importance of stimulating in students the development of an investigative process, which contributes to the development of citizens' criticality and autonomy, which skills can contribute to an Environmental Education. This article aims at identifying and analyzing what Statistics skills are being addressed by teachers in the Early Years of Elementary School. From a quantitative survey 92 teachers participated, the instrument used was a questionnaire addressing issues related to teacher education and the skills listed in the official documents of the Brazilian education for Statistics. The results evidence that Descriptive Statistics has a greater emphasis on this level of education to the detriment of research. La estadística está preconizada en los documentos oficiales que orientan la Educación Básica, estos subrayan la importancia de estimular en los alumnos el desarrollo de un proceso de investigación, el cual colabora para el desarrollo de la criticidad y autonomía de los ciudadanos, habilidades que pueden contribuir a una Educación Ambiental. El presente artículo tiene por objeto identificar y analizar qué habilidades estadísticas están siendo abordadas por los docentes de los Años iniciales de la Enseñanza Fundamental. A partir de una encuesta cuantitativa, participaron 92 profesores, el instrumento utilizado fue un cuestionario abordando cuestiones relacionadas a la formación docente y las habilidades enumeradas en los documentos oficiales de la educación brasileña para la Estadística. Los resultados evidencian que la Estadística Descriptiva tiene mayor énfasis en ese nivel de enseñanza, en detrimento de la realización de investigaciones.

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Biografia do Autor

Thays Rodrigues Votto

Mestre em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mauren Poriúncula Moreira da Silva

Doutora em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Votto, T. R., & Silva, M. P. M. da. (2019). A formação docente e as habilidades estatísticas desenvolvidas por professores dos Anos Iniciais<br>The teaching training and the statistical skills developed by teachers of the initial years<br>La formación docente y las habilidades estadísticas desarrolladas por profesores de los años iniciales. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 61–74. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8878

Edição

Seção

Artigos