O padrão de consumo na esfera universitária: paradigma para a educação ambiental<br>Consumption patterns in the university sphere: Paradigm for environmental education<br>El patrón de consumo en la esfera universitaria: Paradigma para la educacion ambiental

Autores

  • Dalésio Ostrovski
  • Crizieli Silveira Ostrovski
  • Amanda Gasparin

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8881

Palavras-chave:

consumismo, endividamento, sensibilização.

Resumo

A relação consumo e meio ambiente reflete a influência e o impacto que os diversos padrões de consumo exercem na forma de consumir e apropriar-se do meio. Somos uma “sociedade de consumo” que impulsiona o capitalismo e o consumo exacerbado. O artigo apresenta contribuições teóricas e investigativas que analisam o tema e conferem suporte as discussões relacionadas aos impactos que os padrões de consumo, aferidos em acadêmicos de uma instituição de ensino superior federal, podem motivar no espaço natural. Pesquisadores como Campbell (2006), Ribas (2006), Costa (2011), Barbosa (2006), Pereira (2017), Freitas (2017), confirmados com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e pesquisa de campo quanti/qualitativa fundamentam as conexões e análises da relação padrão de consumo e meio ambiente, sendo colaboradores na introdução da educação ambiental como uma das principais ferramentas para a recriação do ato de consumir. The relation between consumption and the environment reflects the influence and the impact that the different consumption patterns exert in the act of consuming and appropriate the environment. We are a "consumer society" that promotes the capitalism and exacerbated consumption. The article presents theoretical and investigative contributions that analyze the theme and support the discussions related to the impacts that consumption patterns, measured in academics of a federal higher education institution, can motivate in the natural space. Researchers like Campbell (2006), Ribas (2006), Costa (2011), Barbosa (2006), Pereira (2017), Freitas (2017), confirmed with data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics – IBGE, they base the connections and analysis about the relation of consumption and environment, being collaborators in the introduction of environmental education as one of the main tools for the recreation of the act of consuming. La relación consumo y medio ambiente refleja la influencia y el impacto que los diversos patrones de consumo ejercen en la forma de consumir y apropiarse del medio. Somos una "sociedad de consumo" que impulsa el capitalismo y el consumo exacerbado. El artículo presenta contribuciones teóricas e investigativas que analizan el tema y dan soporte a las discusiones relacionadas a los impactos que los patrones de consumo, aferidos en académicos de una institución de enseñanza superior federal, pueden motivar en el espacio natural. Investigadores como Campbell (2006), Ribas (2006), Costa (2011), Barbosa (2006), Pereira (2017), Freitas (2017), confirmados con datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística - IBGE, que fundamentan las conexiones y análisis de la relación estándar de consumo y medio ambiente, siendo colaboradores en la introducción de la educación ambiental como una de las principales herramientas para la recreación del acto de consumir.

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Biografia do Autor

Dalésio Ostrovski

Doutor em Geografia. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Crizieli Silveira Ostrovski

Doutora em Educação. Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Amanda Gasparin

Graduanda. Acadêmica do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Ostrovski, D., Ostrovski, C. S., & Gasparin, A. (2019). O padrão de consumo na esfera universitária: paradigma para a educação ambiental<br>Consumption patterns in the university sphere: Paradigm for environmental education<br>El patrón de consumo en la esfera universitaria: Paradigma para la educacion ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 87–102. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8881

Edição

Seção

Artigos