Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURG<br>Knowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURG<br>Democratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG

Autores

  • Fabiane Fagundes da Fonseca
  • Mariana Santos Lobato Martins
  • Caio Floriano dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8913

Palavras-chave:

Educação ambiental. Crise ambiental. Paradigmas do debate ambiental.

Resumo

O presente artigo busca analisar experiências produzidas no âmbito da democratização do conhecimento e mobilização política através de oficinas conduzidas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com a temática da Justiça Ambiental. Foram realizadas seis oficinas em eventos acadêmicos diferentes durante o ano de 2017, tendo como público-alvo central as/os estudantes de graduação de variados cursos. Primeiramente, será abordado o aporte teórico no qual fundamentaram-se as atividades e em um segundo momento, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG enquanto um espaço de distintos debates ambientais que estão em disputas teórico-práticas. A partir disto, é proposto um diálogo sobre as experiências das oficinas propriamente ditas como uma ferramenta de mobilização e disputa de narrativas. The present paper aims to analyse experiences of knowledge democratization and the political mobilization throughout workshops developed at the Federal University of Rio Grande - FURG. These workshops had as it principal subject the Ambiental Justice. In total, were developed six workshops at distinct academical events during the year of 2017. Most of participants were undergraduate students from a variety of areas. At the first moment, it is going to be explained the theoretical bases that guided the workshop’s development. After that, it is going to be discussed the Federal University of Rio Grande as a social and political space that hosts differents perspectives of the ambiental crises. Then, it is proposed a dialogue about the workshops experiences itself as a mean of political mobilization and an important tool for conscientization. El presente artículo busca analizar experiencias producidas en el ámbito de la democratización del conocimiento y movilización política a través de talleres conducidos en la Universidade Federal do Rio Grande - FURG, con la temática de la Justicia Ambiental. Se realizaron seis talleres en eventos académicos diferentes durante el año de 2017, teniendo como público objetivo central a los estudiantes de graduación de variados cursos. En primer lugar, se abordará el aporte teórico en el cual se fundamentaron las actividades y en un segundo momento, la Universidade Federal do Rio Grande - FURG como un espacio de distintos debates ambientales que se encuentran en disputas teórico-prácticas. A partir de esto, se propone un diálogo sobre las experiencias de los talleres propiamente dichos como una herramienta de movilización y disputa de narrativas.

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Biografia do Autor

Fabiane Fagundes da Fonseca

Graduanda em Ciências Biológicas. Universidade Federal do Rio Grande.

Mariana Santos Lobato Martins

Graduada em Oceanologia. Universidade Federal do Rio Grande.

Caio Floriano dos Santos

Doutor em Educação Ambiental. Docente substituto na Universidade Federal do Rio Grande e pesquisador do Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil.

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Fonseca, F. F. da, Martins, M. S. L., & Santos, C. F. dos. (2019). Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURG<br>Knowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURG<br>Democratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 259–272. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8913

Edição

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Artigos