Outras formas de participação e mobilização social: a experiência criativa no Núcleo de Vigília Cidadã São João da Barra do PEA Territórios do Petróleo<br>Other forms of participation and social mobilization: the creative experience in the Vigil Citizen Nucleus São João da Barra of PEA Territorios do Petróleo<br>Otras formas de participación y movilización social: la experiencia creativa en el Núcleo de Vigilia Ciudadana São João da Barra del PEA Territorios do Petróleo

Autores

  • Paulo Emílio Azevedo
  • Marcelo Carlos Gantos

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8894

Palavras-chave:

Projeto “Territórios do Petróleo”. NVC de São João da Barra. Arte.

Resumo

O artigo em vigor apresenta um ensaio sobre uma experiência criativa, ocorrida entre os meses de fevereiro e março de 2018, desenvolvida no âmbito do Núcleo de Vigília Cidadã (NVC) do município de São João da Barra/RJ. Investiga-se de que modo tal produção constrói outros modos de fazer e agir às possibilidades de participação e mobilização social dos envolvidos, conforme perspectiva crítica adotada pelo Projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo do PEA-BC. Ressalta-se a dimensão pedagógica revelada pelo modelo de educação não formal. As metodologias utilizadas foram a Etnografia e Observação participante, com destaque às histórias de vida/oral e as devidas situações que se deram no percurso da experiência. The present article presents an essay about one creative experience that took place between the months of february and march of 2018, developed within the framework of the Vigil Citizen Nucleus (VCN) of the municipality of São João da Barra/RJ. It is investigated how this production builds other ways of doing and acting on the possibilities of participation and social mobilization of those involved, in accordance with the critical perspective adopted by the Projet “Territórios do Petróleo” of the PEA-BC. It is important the pedagogical dimension of the project, guided through the model of non-formal education. The methodologies used were participant Ethnography and Observation, highlighting the life / oral histories and the due situations that occurred in the course of the experience. El artículo en vigor presenta un ensayo sobre una experiencia creativa, ocurrida entre los meses de febrero y marzo de 2018, desarrollada en el ámbito del Núcleo de Vigilia Ciudadana (NVC) del municipio de São João da Barra/RJ. Se investiga de qué modo tal producción construye otros modos de hacer y actuar a las posibilidades de participación y movilización social de los involucrados, conforme perspectiva crítica adoptada por el Proyecto de Educación Ambiental Territorios del Petróleo del PEA-BC. Se resalta la dimensión pedagógica revelada por el modelo de educación no formal. Las metodologías utilizadas fueron la Etnografía y Observación participante, con destaque a las historias de vida/oral y las debidas situaciones que se dieron en el recorrido de la experiencia.

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Biografia do Autor

Paulo Emílio Azevedo

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio com especialização em Antropologia do Corpo e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006).

Marcelo Carlos Gantos

Possui graduação em História pela Universidad Nacional de Mar del Plata (1987), Mestrado em História Urbana pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutorado em História Social da América também pela Universidade Federal Fluminense (1998).

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Publicado

2019-04-17

Como Citar

Azevedo, P. E., & Gantos, M. C. (2019). Outras formas de participação e mobilização social: a experiência criativa no Núcleo de Vigília Cidadã São João da Barra do PEA Territórios do Petróleo<br>Other forms of participation and social mobilization: the creative experience in the Vigil Citizen Nucleus São João da Barra of PEA Territorios do Petróleo<br>Otras formas de participación y movilización social: la experiencia creativa en el Núcleo de Vigilia Ciudadana São João da Barra del PEA Territorios do Petróleo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 229–243. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8894

Edição

Seção

Artigos