Povoar outras terras, com imagens

Autores

  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP https://orcid.org/0000-0002-0323-9207
  • Alessandra Aparecida de Melo Rede Pública de Educação Básica do Estado de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-4951-4120
  • Sara Melo Doutoranda em Educação - Linguagem e Arte, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e participante do grupo de pesquisa OLHO (Laboratório de Estudos Audiovisuais - FE/Unicamp). Bolsista CAPES. Possui Mestrado em Educação e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). https://orcid.org/0000-0002-8402-4020

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11296

Palavras-chave:

migração, imagens, experimentação.

Resumo

Pensar em fluxos e deslocamentos de um devir crianceiro. Quais são os novos territórios capazes de serem compostos em oficinas realizadas com migrantes e refugiados, adolescentes alunos de escolas públicas e crianças? Que imagens brotam como potências de tais encontros? Este artigo organiza-se em três diferentes extratos a partir dos quais as representações de crianças migrantes e refugiadas compõem planos de pensamento e experimentação entre palavras e imagens. Apostando em algumas disjunções entre imagem e representação, consideraremos que esses planos, tais quais o objeto mundo ou qualquer objeto que seja capturado e transformado em imagem, poderá se subjetivar. À diferença do visual, que remete a figura a si mesma, as imagens criam remissões a uma outra coisa, trabalhando significados que supõem a relação entre todo e partes, as expectativas de preenchimento e as relações entre visibilidade e os seus significados. Os resultados das oficinas oferecem perspectivas de distintos modos de as imagens habitarem e instaurarem mundos outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor Associado II (MS-5.2) da Universidade Estadual de Campinas, no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais (Olho) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

Alessandra Aparecida de Melo, Rede Pública de Educação Básica do Estado de São Paulo

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2019). Especialista em ensino de filosofia pela UFSCar (2019). Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atua como professora no programa de ensino integral da rede pública do estado de SP.

Sara Melo, Doutoranda em Educação - Linguagem e Arte, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e participante do grupo de pesquisa OLHO (Laboratório de Estudos Audiovisuais - FE/Unicamp). Bolsista CAPES. Possui Mestrado em Educação e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011).

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Referências

ARCIMAVICIENE, Liudmila e BAGLAMA Sercan Hamza. Migration, Metaphor and Myth. Media Representations: The Ideological Dichotomy of “Them” and “Us”. SAGE Open. p. 1-13. April-June 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2158244018768. Acesso em: 18/03/2020.

CATALAN, Anna. Refugee artists and memories of displacement: a visual semiotics analysis. Visual Communication. Vol. 0(0) 1–25. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1470357219859042. Acesso em: 30/03/2020.

CORREIA, Paulo Petronilio. Poesia: a “Máquina de Guerra do Pensamento. Texto Digital, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 68-94, jan./jul. 2013. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2013v9n1p68. Acesso em: 02/04/2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2009. v.1

ENSOR, Marisa O. Understanding migrant children: Conceptualizations, approaches and issues. In: ENSOR, Marisa O. e GOŹDZIAK, Elżbieta M. (Orgs.) Children and migration: At the crossroads of resiliency and vulnerability (pp. 15–35). New York, NY: Palgrave Macmillan. 2010.

GUATTARI Félix; RONILK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 10ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

LAPOUJADE, David. Os movimentos aberrantes. (Trad. Laymert Garcia dos Santos). São Paulo, Brasil: N-1 Edições. 2015.

LEYVA, Luvel Garcia. A Cruzada das Crianças: sinais históricos nas performances e no teatro cubano. 2015. 166f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil.

LINS, Daniel. A escrita rizomática. Sibila: revista de poesia e crítica literária. Ano 20. 20 de junho de 2012. Disponível em: http://sibila.com.br/novos-e-criticos/a-escrita-rizomatica/5331. Acesso em 25 de abril de 2020.

MERUANE, Lina. TORNAR-SE PALESTINA. Gaza parecia fechada com cadeado, e a chave havia sido engolida por Israel. Piauí, Edição 155. São Paulo, Agosto de 2019. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/tornar-se-palestina/. Acesso em 15 de abril de 2020.

MOLLOY, Sylvia. Viver entre línguas. Traduzido por Julia Tomazini, Mariana Sanches. Belo Horizonte: Relicário. 2018. 108 p.

MORTENSEN, Mette. “The image speaks for itself” – or does it? Instant news icons, impromptu publics, and the 2015 European “refugee crisis”. Communication and the Public. Vol. 1(4) 409- 422. 2016. DOI: 10.1177/2057047316679667

PIJAMSURF. Cientos de niños refugiados entran misteriosamente en coma en suecia al saber que sus padres serán deportados. Cidade do México, 04/02/2017. Disponível em https://pijamasurf.com/2017/04/cientos_de_ninos_refugiados_entran_misteriosamente_en_coma_en_suecia_al_saber_que_sus_padres_seran_deportados/. Acesso em 11 de abril de 2020.

SALES, Alessandro Carvalho. Nomadismo, Pensamento, Liberdade. Revista Lampejo. vol. 6 nº 2. p. 296-301. 2017. Dossiê Daniel Lins: Pensamento Nômade.

VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever:literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2019. 224 p.

ZORDAN, Paola. Máquina de Guerra em dez aforismos. REVISTA CARBONO _ Natureza, Ciência e Arte (17pp.). n. 06. 2014. Disponível em http://revistacarbono.com/edicoes/06/. Acesso em 02/04/2020.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Amorim, A. C. R. de, de Melo, A. A., & Melo, S. (2020). Povoar outras terras, com imagens. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 450–468. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11296

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)