Povoar outras terras, com imagens
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11296Palavras-chave:
migração, imagens, experimentação.Resumo
Pensar em fluxos e deslocamentos de um devir crianceiro. Quais são os novos territórios capazes de serem compostos em oficinas realizadas com migrantes e refugiados, adolescentes alunos de escolas públicas e crianças? Que imagens brotam como potências de tais encontros? Este artigo organiza-se em três diferentes extratos a partir dos quais as representações de crianças migrantes e refugiadas compõem planos de pensamento e experimentação entre palavras e imagens. Apostando em algumas disjunções entre imagem e representação, consideraremos que esses planos, tais quais o objeto mundo ou qualquer objeto que seja capturado e transformado em imagem, poderá se subjetivar. À diferença do visual, que remete a figura a si mesma, as imagens criam remissões a uma outra coisa, trabalhando significados que supõem a relação entre todo e partes, as expectativas de preenchimento e as relações entre visibilidade e os seus significados. Os resultados das oficinas oferecem perspectivas de distintos modos de as imagens habitarem e instaurarem mundos outros.Downloads
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