A produção da Pesquisa em Educação Ambiental no Nordeste e Pesquisa Dialógica

Autores

  • João Batista de Albuquerque Figueiredo Universidade Federal do Ceará, UFC. Fortaleza/CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13391

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação Ambiental, Pesquisa Dialógica, Bricolagem

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa quali-quantitativa que objetiva anunciar o estado da arte da Pesquisa em Educação Ambiental (EA), no âmbito dos Programas de Pós-Graduação, do Nordeste Brasileiro, até 2018. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Pesquisa Dialógica associada à Bricolagem, enquanto método e técnica de pesquisa. Investigamos todos os grupos de pesquisa que se diziam trabalhar com EA e dissertações e Teses que traziam como palavra-chave essa temática. Dialogamos com artigos, com vistas à interagir e aprofundar reflexões. Como resultado, constatamos que existe uma certa volaticidade no que se refere a explicitar as opções teóricas, ainda que exista forte tendência da pesquisa em EA se identificar com as abordagens ditas críticas de EA. Porém, muitas ainda se configuram concretamente como propostas fenomenológicas, compreensivistas, sem impacto efetivo nas transformações sociais desejadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará, UFC. Fortaleza/CE

Doutorado em Educação Ambiental - Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). É professor adjunto da Faculdade de Educação e Professor -Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Mais informações: Currículo Lattes

Referências

BARCELOS. Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; SCHMIDT, Leticia Santos. A pesquisa em educação ambiental: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPED, ANPPAS e EPEA de 2001 a 2006. Revista Pesquisa em Educação Ambiental. V.3, N. 2. julho/dezembro de 2008.

CORONIL, Fernando. Natureza do pós-colonialismo: do eurocentrismo ao globocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. 1ª. ed. Buenos Aires,: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005.

FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Educação Ambiental Dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a Cultura Sertaneja Nordestina. Fortaleza - CE: UFC, 2007.

FIGUEIREDO, J. B. A. Colonialidade e descolonialidade: uma perspectiva eco-relacional. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins., v.2, p.1 - 25, 2010.

FLEURI, Reinaldo Matias. (org.) Intercultura e Movimentos Sociais. Florianópolis, SC: MOVER/NUP, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1967/ 24 ed. 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1974/13 ed., 1983.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Trad. Rosisca D. de Oliveira. 10 ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo, SP: Cortez: Instituto Paul Freire, 2001.

FREITAS, Denise; OLIVEIRA, Haydée Torres. Pesquisa em Educação Ambiental: um panorama de suas tendências metodológicas. In: Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 175-191, jul./dez. 2006.

GUERRA, Antonio Fernando Silveira. Um panorama da inserção da educação ambiental na Região Sul. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Rio Grande, v. especial, p. 28-45, dez. 2008. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/ volesp08/art3vesp.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2010.

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate? Campinas: Papirus, 2000

GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: MMA. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. 2004.

KAWASAKI, Clarice Sumi; MATOS, Mauricio dos Santos; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O perfil inicial do pesquisador em educação ambiental: elementos para o estudo sobre a constituição de um campo de pesquisa em EA. Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 1, n. 1, p. 111-140, jul./dez. 2006.

KAWASAKI, Clarice Sumi; CARVALHO, Luiz Marcelo de. Tendências da Pesquisa em Educação Ambiental. In: Educação em Revista, v. 25, n. 3, p. 143-157, dez. 2009a.

KAWASAKI, Clarice Sumi; KATO, Danilo Seithi; VALDANHA NETO, Diógenes; SOUZA, Juliana

Cristina Barbosa de; OLIVEIRA, Leonardo Basso de; MATOS, Mauricio dos Santos. A Pesquisa em Educação Ambiental nos ENPECs: contextos educacionais e focos temáticos. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009. Florianópolis: UFSC, 2009b.

LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. 1ª. ed. Buenos Aires,: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004a.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In: MMA. Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004b.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VIEIRA, Sofia Lerche. Pesquisa educacional: o prazer de conhecer. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha/UECE, 2002.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de; FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque. Abordagens teórico metodológicas em práticas de pesquisa em educação ambiental. In: Alda Maria Duarte Araújo Castro, Maria Aparecida de Queiroz, Maria das Graças Baracho. (Org.). Assimetrias e desafios na produção do conhecimento em educação: a pós graduação nas regiões Norte e Nordeste. 1aed.Rio de Janeiro: ANPED, 2015, v. 1, p. 59-70.

MATURANA, Humberto (Humberto Maturana Romesin). Emoções e linguagem na educação e na política. Trad. José Fernandes Campo. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1998.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. 1ª. ed. Buenos Aires,: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, SP: Hucitec, 1996.

MORAES, Roque. Tempestade de luz. In: Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, Roque e GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo Reconstrutivo de múltiplas faces. In: Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

NOAL, Fernando Oliveira; REIGOTA, Marcos, BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 1998.

NOVICKI, Victor. Abordagens teórico-metodológicas na pesquisa discente em educação ambiental: programas de pós-graduação em Educação do Rio de Janeiro (1981-2002). In: Anais da Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação da ANPEd, 2003, Poços de Caldas, MG: ANPEd, 2003. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2010.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder. Revista ‘Perú Indígena’. vol. 13, No. 29, 1991, pp.11-20, Lima, Peru. 1991.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. 1ª. ed. Buenos Aires,: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO, 2005.

RAMOS, Marcelo; GUERRA, Antonio Fernando Silveira; GAZZONI, Castello. Análise de trabalhos de educação ambiental da ANPEd: uma visão segmentada das categorias de pesquisa em EA. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3., 2005, Ribeirão Preto. Caderno de Resumos… Ribeirão Preto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, 2005. 1 CD-ROM.

REIGOTA, Marcos. O Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1 – p. 33-66, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2008. (Coleção para um novo senso comum; v. 4).

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, b. s. e MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do sul. São Paulo, SP: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Introdução. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do sul. São Paulo, SP: Cortez, 2010b.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Revista Tabula Rasa. vol. 9: 131-152, julio-diciembre, 2008. Bogotá - Colômbia, 2008.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, estado, sociedade: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito-Equador: Universidade Andina Simón Bolívar/Ediciones Abya-Yala, 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Figueiredo, J. B. de A. (2021). A produção da Pesquisa em Educação Ambiental no Nordeste e Pesquisa Dialógica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 52–72. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13391