A produção da Pesquisa em Educação Ambiental no Nordeste e Pesquisa Dialógica
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13391Palavras-chave:
Pesquisa em Educação Ambiental, Pesquisa Dialógica, BricolagemResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa quali-quantitativa que objetiva anunciar o estado da arte da Pesquisa em Educação Ambiental (EA), no âmbito dos Programas de Pós-Graduação, do Nordeste Brasileiro, até 2018. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Pesquisa Dialógica associada à Bricolagem, enquanto método e técnica de pesquisa. Investigamos todos os grupos de pesquisa que se diziam trabalhar com EA e dissertações e Teses que traziam como palavra-chave essa temática. Dialogamos com artigos, com vistas à interagir e aprofundar reflexões. Como resultado, constatamos que existe uma certa volaticidade no que se refere a explicitar as opções teóricas, ainda que exista forte tendência da pesquisa em EA se identificar com as abordagens ditas críticas de EA. Porém, muitas ainda se configuram concretamente como propostas fenomenológicas, compreensivistas, sem impacto efetivo nas transformações sociais desejadas.
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