Concepções acerca de educação ambiental de professores de uma escola com práticas inovadoras
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14573Palavras-chave:
Educação ambiental, relação ser humano-natureza, práticas inovadorasResumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa que objetivou-se compreender as relações entre ser humano-natureza e a educação ambiental em uma escola de educação básica. A pesquisa ocorreu através de entrevistas a partir de um questionário e foi analisado através da Análise de Conteúdo. As unidades de análise que destacadamente emergiram foram: Educação ambiental não dialoga com as demandas sociais; Consumo consciente e a gestão das águas e; Relação ser humano - natureza. Como resultados foram verificados: uma forte ligação dos conceitos e concepções conservadoras de educação ambiental; abordagens de uma educação ambiental fragmentada e ligada a resolução de problemas locais como mera formalidade e; compreensões do consumo consciente, aspectos da água como mercadoria, bem como aspectos críticos em relação ao consumo. Nas relações ser humano-natureza verificou-se contradições com um entendimento do ser humano como separado da natureza e também alguns aspectos críticos nestas relações.
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