OBSERVANDO OS “ESTUDOS DO MEIO” PELA LENTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.4390Palavras-chave:
estudos do meio, educação ambiental crítica, relação ser humano-meio ambiente.Resumo
As práticas mais comuns de educação ambiental ainda estão muito presas ao ensino sobre a natureza (distante e descontextualizado), para a natureza (preservacionista/ conservacionista) e, especialmente nas últimas décadas, na natureza. Nesse último caso, os “estudos do meio” aparecem como propostas educacionais em contato direto com o “meio natural”, objetivando, por meio de atividades de sensibilização, a criação de laços supostamente perdidos pelo crescente distanciamento entre o ser humano e a natureza. Apesar da reconhecida importância desses laços, uma abordagem que se prenda apenas a esses valores não só é demasiada simplista como pode na verdade reforçar a visão fragmentária entre ser humano e natureza, notoriamente uma das principais causas da crise ambiental contemporânea. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é analisar, partindo das abordagens críticas de educação ambiental, até que ponto os estudos do meio cumprem os objetivos propostos e até que ponto esses objetivos vão ao encontro do ideal de construção de uma educação para a sustentabilidade. Além de revisão bibliográfica sobre a temática “estudos do meio”, o artigo propõe uma re-leitura de dados coletados durante a realização de um estudo do meio que teve como referências uma literatura que defende o desenvolvimento de práticas na natureza para a promoção da educação ambiental.Downloads
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