Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e Epistemologia<br>An immanent reading of texts that comment about Environmental Education and Epistemology<br>Una lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología

Autores

  • Tamires Lopes Podewils
  • Alana das Neves Pedruzzi
  • Luis Fernando Minasi

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8560

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Elaboração do saber. Fundamentos da Educação.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Que temáticas permeiam as pesquisas que se propõe a tratar da produção de conhecimento na – ou sobre a – Educação Ambiental? E teve como objetivos: i) Conhecer as temáticas que compõe a produção de conhecimento na, e sobre a, Educação Ambiental e; ii) Dialogar com tais temáticas com a finalidade de tecer apontamentos sobre o movimento de produção de conhecimentos na – e sobre a – Educação Ambiental. A metodologia utilizada foi a Leitura Imanente (LESSA, 2011), que resultou em quatro temáticas: Ética; Conhecimento científico; Exigências do modo de produção capitalista e; Relação ser humano – natureza. Concluiu-se que o trabalho com as temáticas pode servir como forma de elo entre a produção acadêmica e a vida cotidiana (LUKÁCS, 2013). This research was developed from the following question: What themes permeate the researches that study the knowledge production in – or about – Environmental Education? It had as goals: i) To know the themes that compose the knowledge production in and about the Environmental Education and; ii) To dialogue with themes with the propose to weave notes about the knowledge production movement in – and about the – Environmental Education. The methodology used was the Immanent Reading (LESSA, 2011), that resulted in four themes: Ethics; Scientific knowledge; Requirements of the capitalist mode of production and; Human-nature relationship. It was concluded that the work with the themes can serve as a link between academic production and daily life (LUKÁCS, 2013). Esta investigación fue desarrollada a partir del siguiente cuestionamiento: ¿Qué temáticas permean las investigaciones que se propone a tratar de la producción de conocimiento en la Educación Ambiental? Tuvo como objetivos: i) Conocer las temáticas que componen la producción de conocimiento en la, y sobre la, Educación Ambiental; ii) Dialogar con las temáticas con la finalidad de producir apuntes sobre el movimiento de producción de conocimientos en - y sobre la - Educación Ambiental. La metodología utilizada fue la Lectura Inmanente (LESSA, 2011), que resultó en cuatro temáticas: Ética; Conocimiento científico; Exigencias del modo de producción capitalista y; Relación ser humano - naturaleza. Se concluyó que el trabajo con las temáticas puede servir como forma de conexión entre la producción académica y la vida cotidiana (LUKÁCS, 2013).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Lopes Podewils

Mestre e Doutoranda em Educação Ambiental. PPGEA/FURG. Bolsista CNPq - Brasil

Alana das Neves Pedruzzi

Mestre e Doutoranda em Educação Ambiental. PPGEA/FURG. Bolsista CAPES

Luis Fernando Minasi

Doutor em Educação. Professor Titular do Instituto de Educação/FURG

Referências

ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha; SOUZA-LIMA, José Edmilson. Educação Ambiental: Breves considerações epistemológicas. Rev. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Vol. 8, N.4, janeiro a junho de 2015. Curitiba, 2015.

BACON, Francis. Novum Organum. Nova Atlântida. Tradução de José Aluysio de Andrade. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental. Rev. Educar, n. 27, Curitiba: Editora UFPR, 2006.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A perspectiva das pedras: considerações sobre os novos materialismos e as epistemologias ecológicas. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 9, n. 1 – págs. 69-79, 2014.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; AVANZI, Maria Rita. Paisagens da compreensão: Contribuições da hermenêutica e da fenomenologia para uma epistemologia da educação ambiental. Cad. Cedes. Vol. 29, N.77. Campinas, 2009.

DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Col. Os pensadores. Tradução de Bento Prado Junior. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

GRÜN, M.; TRAJBER, R. (Orgs.). Brasília: Ministério da Educação, UNESCO, 2006.

GRÜN, Mauro. Descartes, Historicidade e Educação Ambiental. In.: Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. CARVALHO, I.C.M.;

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental – a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 2012.

GUIMARÃES, Mauro; MEDEIROS, Heitor Queiroz. Outras epistemologias em Educação Ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. Rev. Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Edição Especial, julho de 2016. Rio Grande, 2016.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. A cortina de fumaça: o discurso empresarial verde e a ideologia da racionalidade econômica. São Paulo: Annablume, 1998.

LESSA, Sérgio. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e epistemologia crítica. Rev. Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Vol.32, N.2, julho a dezembro de 2015. Rio Grande, 2015.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.

LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social II. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

REIS DA SILVA, Ana Tereza. O campo epistemológico da educação ambiental: o dualismo homem/natureza e o paradigma da complexidade. [Tese de doutorado]. Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2007.

RICARDO, David. Princípios de Economia Política e Tributação. Coleção os economistas. Tradução de Paulo Henrique Ribeiro Sandroni. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

TEROSSI, Marcos José; SANTANA, Luis Carlos. Educação Ambiental no Brasil: Fontes epistemológicas e tendências metodológicas. Rev. Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Vol.24, janeiro a julho de 2010. Rio Grande, 2010.

TONET, Ivo. Método Científico - uma abordagem ontológica. 1ª ed. São Paulo: Instituto Lukács. 2013.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental – natureza, razão e história. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

TREIN, Eunice. ; CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. Pesquisa em educação ambiental e questões epistemológicas: a permanência e a renovação. Rev. Pesquisa em Educação Ambiental. Vol. 9, n. 1. Ribeirão Preto, 2014.

VON DENTZ, C. Epistemologia e Educação Ambiental: algumas perspectivas. [Dissertação de mestrado]. Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2008.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Podewils, T. L., Pedruzzi, A. das N., & Minasi, L. F. (2018). Uma leitura imanente de produções que versam sobre Educação Ambiental e Epistemologia<br>An immanent reading of texts that comment about Environmental Education and Epistemology<br>Una lectura imanente de producciones que hablam sobre Educación Ambiental y Epistemología. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 20–34. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8560

Edição

Seção

Artigos