Concepções acerca de educação ambiental de professores de uma escola com práticas inovadoras

Autores

  • Juliano Ferreira de Moraes Universidade Federal do Paraná
  • Christiano Nogueira Universidade Federal do Paraná / Setor Litoral

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14573

Palavras-chave:

Educação ambiental, relação ser humano-natureza, práticas inovadoras

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa que objetivou-se compreender as relações entre ser humano-natureza e a educação ambiental em uma escola de educação básica. A pesquisa ocorreu através de entrevistas a partir de um questionário e foi analisado através da Análise de Conteúdo. As unidades de análise que destacadamente emergiram foram: Educação ambiental não dialoga com as demandas sociais; Consumo consciente e a gestão das águas e; Relação ser humano - natureza. Como resultados foram verificados: uma forte ligação dos conceitos e concepções conservadoras de educação ambiental; abordagens de uma educação ambiental fragmentada e ligada a resolução de problemas locais como mera formalidade e; compreensões do consumo consciente, aspectos da água como mercadoria, bem como aspectos críticos em relação ao consumo. Nas relações ser humano-natureza verificou-se contradições com um entendimento do ser humano como separado da natureza e também alguns aspectos críticos nestas relações.

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Biografia do Autor

Juliano Ferreira de Moraes, Universidade Federal do Paraná

Professor da Educação Básica de São Francisco do Sul / SC e mestre em Ensino das Ciências Ambientais   pela Universidade Federal do Paraná.

Christiano Nogueira, Universidade Federal do Paraná / Setor Litoral

Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). Atualmente professor da Universidade Federal do Paraná, setor Litoral. Na graduação atua nos cursos de Licenciatura em Ciências. Na Pós-graduaçao atua no Mestrado em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais nas disciplinas de Ambiente, Sociedade e Educação e também nas disciplinas relacionadas a tópicos de Educação Ambiental. Realiza atividades de pesquisa sobre as relações Sociedade e Natureza e também sobre os fundamentos e concepções de Educação Ambiental.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Ferreira de Moraes, J., & Nogueira, C. (2024). Concepções acerca de educação ambiental de professores de uma escola com práticas inovadoras. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(1), 258–278. https://doi.org/10.14295/remea.v41i1.14573