Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ)
Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)

Marcos José Terossi, Luiz Carlos Santana

Resumo


Pesquisas têm sido feitas sobre Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no interior da escola ou produzidos fora dela. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de natureza qualitativa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental nos projetos criados pela “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz” para serem desenvolvidos com escolas no município de Leme/SP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de análise documental e de observação. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. O artigo descreve o processo de investigação a partir do qual constata que as concepções de EA, nos conteúdos analisados priorizam conceitos. O viés econômico é enfatizado, predominando a visão de natureza como recurso para o ser humano. A dimensão estética da Educação Ambiental está presente, com predomínio da apreciação da natureza. A partir de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora, os dados indicam, no entanto, que as propostas de projetos de EA na instituição analisada carecem de entendimento da complexidade da temática ambiental bem como do adequado uso do recurso pedagógico proposto.

Palavras-chave


Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3943

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