A dimensão ambiental no percurso curricular do curso técnico em agropecuária

problematizações e contribuições a partir da educação ambiental

Autores

  • Lidiane Silva Braga Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Carlos Renato Carola Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13387

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Preservação ambiental, Educação Técnica

Resumo

Neste artigo, compartilhamos uma leitura ambiental do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária, vinculado ao Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Santa Rosa do Sul. Observamos a dimensão ambiental presente nos documentos oficiais do Curso e na legislação que define as atribuições e diretrizes da educação profissional, com o objetivo de problematizar a “dimensão socioambiental” ligadas as atividades agropecuárias no perfil de formação humana e profissional projetado no percurso curricular. Realizamos uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa e ferramentas teóricas da Educação Ambiental e da Teoria Crítica. No percurso formativo delineado, vimos uma dimensão ambiental fragmentada em atividades específicas e subordinada à racionalidade do desenvolvimento econômico e à demanda do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Lidiane Silva Braga, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC).

Carlos Renato Carola, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Silva Braga, L., & Renato Carola, C. . (2023). A dimensão ambiental no percurso curricular do curso técnico em agropecuária: problematizações e contribuições a partir da educação ambiental . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 120–142. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13387