Possibilidades potentes para a formação de educadores ambientais:
a “ComVivência Pedagógica”
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13419Palavras-chave:
Educação Ambiental, Processos Formativos, ComVivência PedagógicaResumo
Este artigo emerge reflexões sobre a formação de educadores ambientais, em uma perspectiva radical, diante da grave crise socioambiental que se mostra civilizatória. Apresenta-se a proposta teórica-metodológica da ComVivência Pedagógica, explicitando sua base nos cinco princípios formativos e outros elementos que a compõe como o ambiente educativo, a experiência significativa e a potência na transformação do educador como um “Ser mais ambiental”. A partir dos diálogos estabelecidos e dos saberes cocriados no desenvolvimento de experiências formativas anteriores, longe de sermos conclusivos, consolidamos conceitos e elencamos algumas pistas que contribuem para que novas propostas sejam desenvolvidas e suas especificidades possam ser articuladas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marta Pereira de. BARZANO, Marco Antonio Leandro. BASTOS, Dilza Bispo. MELO, André Carneiro. Saberes da biodiversidade: tecendo trilhas e traçando os caminhos que atravessam a escola e o Sertão In: Anais IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA. Juiz de Fora, 13 a 16 de ago. 2017. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2017_anais/list/> Acesso em: 20 set. 2019.
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMAN, Zigmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
CANDIDO, Rejane Leal. MATTIOLI, Camila Kazumi Kitamura. KATO, Danilo Seithi. As Discussões Acerca da Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável na Perspectiva Intercultural: análise da produção acadêmica a partir do banco de teses do projeto EArte. In: Anais IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA. Juiz de Fora, 13 a 16 de ago. 2017. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2017_anais/list> Acesso em: 20 set. 2019.
CARVALHO, Isabel Cristina. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina. O Sujeito Ecológico: a formação de novas identidades culturais e a escola. In: Pernambuco, Marta; Paiva, Irene. (Org.). Práticas coletivas na escola. 1ed. Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 115-124. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8680/2/O_sujeito_ecologico_a_formacao_de_novas_identidades_culturais_na_escola.pdf> Acesso em: 28 mar. 2018.
CASTOR, Katia Gonçalves. Educação Ambiental na Umbanda. In: Anais X Encontro Pesquisa em Educação Ambiental – X EPEA. Aracajú, 1 a 4 de set. 2019. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2019_anais/list/>Acesso em: 25 set. 2019.
CRUZ, Evandro Cesar Azevedo da. GUIMARÃES, Mauro. O encontro epistemológico e a Chave de Harmonia: A juventude urbana do Santo Daime e suas interações na educação formal. In: Anais IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA. Juiz de Fora, 13 a 16 de ago. 2017. Disponível em: <http://epea.tmp.br/epea2017_anais/list> Acesso em: 20 set. 2019.
CRUZ, Evandro Cesar Azevedo da. Pedagogia Decolonial do Santo Daime: referências à psicoativação em ambientes educativos. 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEduc) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019.
EDER, Sofia. A bioconstrução como um potencial dinamizador de relações na formação de educadores ambientais críticos: um modo de edificar um religare em novas sociedades possíveis. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2021.
FARIA, Jeniffer de Souza. Pesquisa-formação em educação ambiental on-line: experiências e saberes em rede. 2021. 212f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
FREIRE, Paulo. SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FRIGOTO, Gaudêncio. CIAVATTA, Maria. Educação Básica na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Revista Educação e Sociedade., Campinas, vol. 24, n. 82, abril 2003. p. 93-130.
GRANIER, Noeli Borek. Experiências de “Comvivência Pedagógica” a Partir de Outras Epistemologias em Processos Formativos de Educadores Ambientais. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: Philippe P. Layrargues. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. 1ªed.Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004a, p. 25-34.
GUIMARÃES, Mauro. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004b.
GUIMARÃES, Mauro. GRANIER, Noeli Borek. Educação Ambiental e os Processos Formativos em Tempos de Crise. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 55, p. 1574-1597, out./dez. 2017. Disponível em:
<https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/22304/22531> Acesso em: 20 mar. 2019.
GUIMARÃES, Mauro. GARNIER, Noeli Borek. KLEIN, Angela Luciane. Educação Ambiental na “ComVivência Pedagógica” do Caminho de Santiago. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 9, p. 1-12, 2020.
GUIMARÃES, Mauro. MEDEIROS, Heitor Queiroz de. Outras epistemologias em educação ambiental: o que aprender com os saberes tradicionais dos povos indígenas. Revista do PPGEA/FURG-RS. Ed. Especial, julho/2016, p. 50-67.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira
de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e “Teorias Críticas”. In: GUIMARÃES, Mauro (Org.). Caminhos da Educação Ambiental: da forma à ação. Campinas-SP: Papirus, 2020.
MARCUSE, Herbert. “Ecologia e crítica da sociedade moderna”. Trad. Fernando Bee. Dossiê Herbert Marcuse, Parte 2. Dissonância: Revista de Teoria Crítica, v. 2, n. 1. 2, p. 190-203, junho de 2018.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, Gustavo de; et al. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 1997.
NUNES, Franciane Torres dos Santos. ComVivência Pedagógica no Quilombo Santa Rita do Bracuí, outras epistemologias no processo formativo de educadores ambientais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.