Possibilidades potentes para a formação de educadores ambientais:

a “ComVivência Pedagógica”

Autores

  • Jeniffer Faria Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Mauro Guimarães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13419

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Processos Formativos, ComVivência Pedagógica

Resumo

Este artigo emerge reflexões sobre a formação de educadores ambientais, em uma perspectiva radical, diante da grave crise socioambiental que se mostra civilizatória. Apresenta-se a proposta teórica-metodológica da ComVivência Pedagógica, explicitando sua base nos cinco princípios formativos e outros elementos que a compõe como o ambiente educativo, a experiência significativa e a potência na transformação do educador como um “Ser mais ambiental”. A partir dos diálogos estabelecidos e dos saberes cocriados no desenvolvimento de experiências formativas anteriores, longe de sermos conclusivos, consolidamos conceitos e elencamos algumas pistas que contribuem para que novas propostas sejam desenvolvidas e suas especificidades possam ser articuladas.

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Biografia do Autor

Jeniffer Faria, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia (2009) e Mestrado (2014) em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Doutorado em Educação pela UFRRJ (2021). 

Mauro Guimarães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com especialização em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003).Pós Doutoramento em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Professor pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor da Graduação de Geografia e Pedagogia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS). Coordenador do GT 22 de Educação Ambiental na ANPEd (2013-2015). Atuação na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Palestrante, autor de livros e artigos na área.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Faria, J., & Guimarães, M. (2021). Possibilidades potentes para a formação de educadores ambientais:: a “ComVivência Pedagógica”. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 138–158. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13419