Pedagogia da Terra como a pedagogia adequada a vida

as bases teóricas e trajetória histórica do modelo educativo

Autores

  • Vitória Cássia Gabriela de Oliveira IF Sudeste MG - Campus Barbacena
  • José Alberto Casto Nogales Vera Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16818

Palavras-chave:

Pedagogia da Terra, Ecopedagogia, Complexidade

Resumo

Diante do cenário de profunda degradação ambiental e aumento das disparidades econômicas e sociais no planeta Terra, que indicam um sexto processo de extinção em massa ocasionado por ações antrópicas, este estudo visa contribuir teoricamente e apresentar a trajetória histórica e os aspectos basilares da Pedagogia da Terra/Ecopedagogia. Muito se discute a respeito do papel fundamental da Educação na transformação social e ética necessária para uma sociedade de futuro. Entretanto, essa Educação precisa ser pensada e construída a partir de elementos que abranjam a realidade complexa e valores como o afeto, o cuidado, a justiça e a equidade. Embora a Pedagogia da Terra seja um modelo bastante conhecido, tendo como seu principal difusor o educador brasileiro Moacir Gadotti, consideramos importante, como etapa de uma pesquisa de mestrado, reconstruir os aspectos teóricos que fundamentam a proposta do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Cássia Gabriela de Oliveira, IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Licenciada em Ciências Biológicas pelo IFSEMG - Campus Barbacena, onde também faz parte do Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Educação Ambiental Crítica desde 2018. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e mestra em Educação Científica e Ambiental pela UFLA (PPGECA). Suas pesquisas, inclusive em nível de mestrado e pós graduação, são voltadas para a Educação Científica, Ambiental e formação de professores. Tem interesse por dinâmicas entre astrobiologia e sensibilização científica, escrevendo também artigos para jornais em colunas científicas /ambientais.

 

José Alberto Casto Nogales Vera, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Física - Universidad Mayor de San Andres (1989) na Bolívia, mestrado em Física (1992) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1998) no Brasil e pós-doutorado no Centro Brasileiro de pesquisas Físicas CBPF (2006). Atualmente é professor 3 grau da Universidade Federal de Lavras e professor permanente do Mestrado stricto sensu em "Educação Cientifica e Ambiental" da UFLA. 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 30. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à Sustentabilidade. NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.1, p. 1–13. jan./jun, 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14393

FRUTUOSO, Gerson Marques; FRANÇA, Cecília de Campos. A Ecopedagogia e sua episteme como contribuição para a formação crítica na escola. Revista Moinhos. Tangará da Serra, vol. 6, 2018. DOI: https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i6.437

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 4. ed. Editora Peirópolis, SP, 2000.

GADOTTI, Moacir. Carta da Terra na Educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

GUATARRÍ, Felix. As três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990

GELL-MANN Murray. The quark and the jaguar: Adventures in the simple and the complex. New York, NY: Freeman and Company, 1994. DOI: https://doi.org/10.1063/1.2808634

GUTIERREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e Cidadania planetária. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

GLEICK James. Chaos: Making a new science. New York, NY: Viking Penguin, 1987.

KAUFFMAN Stuart. At home in the universe: The search for laws of self-organization and complexity. New York, NY: Oxford University Press, 1995.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 145-163, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100010

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTA, Raul Domingo. Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 6ª edição, 181 p, 2003.

OLIVEIRA, Larissa Pascutti de. ZYGMUNT BAUMAN: a sociedade contemporânea e a sociologia na modernidade líquida. Sem Aspas, Araraquara, v. 1, n. 1 p. 25-36, 2012.

PELIZZOLI, M. L. Correntes da ética ambiental. Editora Vozes Ltda, 2002.

PRIGOGINE, I. O fim das certezas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

LEWIN Roger. Complexidade: A vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1994.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2004.

WOLFRAM Schultz. A new kind of science. Champaign, IL: Wolfram Media, 2002.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Gabriela de Oliveira, V. C., & Nogales Vera, J. A. C. (2025). Pedagogia da Terra como a pedagogia adequada a vida: as bases teóricas e trajetória histórica do modelo educativo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 1–22. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16818