Pedagogia da Terra como a pedagogia adequada a vida
as bases teóricas e trajetória histórica do modelo educativo
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16818Palavras-chave:
Pedagogia da Terra, Ecopedagogia, ComplexidadeResumo
Diante do cenário de profunda degradação ambiental e aumento das disparidades econômicas e sociais no planeta Terra, que indicam um sexto processo de extinção em massa ocasionado por ações antrópicas, este estudo visa contribuir teoricamente e apresentar a trajetória histórica e os aspectos basilares da Pedagogia da Terra/Ecopedagogia. Muito se discute a respeito do papel fundamental da Educação na transformação social e ética necessária para uma sociedade de futuro. Entretanto, essa Educação precisa ser pensada e construída a partir de elementos que abranjam a realidade complexa e valores como o afeto, o cuidado, a justiça e a equidade. Embora a Pedagogia da Terra seja um modelo bastante conhecido, tendo como seu principal difusor o educador brasileiro Moacir Gadotti, consideramos importante, como etapa de uma pesquisa de mestrado, reconstruir os aspectos teóricos que fundamentam a proposta do autor.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 30. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à Sustentabilidade. NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.1, p. 1–13. jan./jun, 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14393
FRUTUOSO, Gerson Marques; FRANÇA, Cecília de Campos. A Ecopedagogia e sua episteme como contribuição para a formação crítica na escola. Revista Moinhos. Tangará da Serra, vol. 6, 2018. DOI: https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i6.437
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 4. ed. Editora Peirópolis, SP, 2000.
GADOTTI, Moacir. Carta da Terra na Educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
GUATARRÍ, Felix. As três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990
GELL-MANN Murray. The quark and the jaguar: Adventures in the simple and the complex. New York, NY: Freeman and Company, 1994. DOI: https://doi.org/10.1063/1.2808634
GUTIERREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e Cidadania planetária. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
GLEICK James. Chaos: Making a new science. New York, NY: Viking Penguin, 1987.
KAUFFMAN Stuart. At home in the universe: The search for laws of self-organization and complexity. New York, NY: Oxford University Press, 1995.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 145-163, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100010
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTA, Raul Domingo. Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo, SP: Cortez, 2003.
MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 6ª edição, 181 p, 2003.
OLIVEIRA, Larissa Pascutti de. ZYGMUNT BAUMAN: a sociedade contemporânea e a sociologia na modernidade líquida. Sem Aspas, Araraquara, v. 1, n. 1 p. 25-36, 2012.
PELIZZOLI, M. L. Correntes da ética ambiental. Editora Vozes Ltda, 2002.
PRIGOGINE, I. O fim das certezas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.
LEWIN Roger. Complexidade: A vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1994.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2004.
WOLFRAM Schultz. A new kind of science. Champaign, IL: Wolfram Media, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.