Pedagogia da Terra como a pedagogia adequada a vida

as bases teóricas e trajetória histórica do modelo educativo

Authors

  • Vitória Cássia Gabriela de Oliveira IF Sudeste MG - Campus Barbacena
  • José Alberto Casto Nogales Vera Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16818

Keywords:

Pedagogia da Terra, Ecopedagogia, Complexidade

Abstract

Diante do cenário de profunda degradação ambiental e aumento das disparidades econômicas e sociais no planeta Terra, que indicam um sexto processo de extinção em massa ocasionado por ações antrópicas, este estudo visa contribuir teoricamente e apresentar a trajetória histórica e os aspectos basilares da Pedagogia da Terra/Ecopedagogia. Muito se discute a respeito do papel fundamental da Educação na transformação social e ética necessária para uma sociedade de futuro. Entretanto, essa Educação precisa ser pensada e construída a partir de elementos que abranjam a realidade complexa e valores como o afeto, o cuidado, a justiça e a equidade. Embora a Pedagogia da Terra seja um modelo bastante conhecido, tendo como seu principal difusor o educador brasileiro Moacir Gadotti, consideramos importante, como etapa de uma pesquisa de mestrado, reconstruir os aspectos teóricos que fundamentam a proposta do autor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitória Cássia Gabriela de Oliveira, IF Sudeste MG - Campus Barbacena

Licenciada em Ciências Biológicas pelo IFSEMG - Campus Barbacena, onde também faz parte do Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Educação Ambiental Crítica desde 2018. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e mestra em Educação Científica e Ambiental pela UFLA (PPGECA). Suas pesquisas, inclusive em nível de mestrado e pós graduação, são voltadas para a Educação Científica, Ambiental e formação de professores. Tem interesse por dinâmicas entre astrobiologia e sensibilização científica, escrevendo também artigos para jornais em colunas científicas /ambientais.

 

José Alberto Casto Nogales Vera, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Graduated in Physics - Universidad Mayor de San Andres (1989) in Bolivia, master's degree in Physics (1992) and PhD in Physics from Universidade Federal Fluminense - UFF (1998) in Brazil and post-doctorate at the Brazilian Center for Physics Research CBPF (2006 ). He is currently a 3rd degree professor at the Federal University of Lavras and permanent professor of the stricto sensu Master's degree in "Scientific and Environmental Education" at UFLA.

References

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 30. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à Sustentabilidade. NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.1, p. 1–13. jan./jun, 2011. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14393

FRUTUOSO, Gerson Marques; FRANÇA, Cecília de Campos. A Ecopedagogia e sua episteme como contribuição para a formação crítica na escola. Revista Moinhos. Tangará da Serra, vol. 6, 2018. DOI: https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i6.437

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 4. ed. Editora Peirópolis, SP, 2000.

GADOTTI, Moacir. Carta da Terra na Educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

GUATARRÍ, Felix. As três Ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1990

GELL-MANN Murray. The quark and the jaguar: Adventures in the simple and the complex. New York, NY: Freeman and Company, 1994. DOI: https://doi.org/10.1063/1.2808634

GUTIERREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e Cidadania planetária. 3. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

GLEICK James. Chaos: Making a new science. New York, NY: Viking Penguin, 1987.

KAUFFMAN Stuart. At home in the universe: The search for laws of self-organization and complexity. New York, NY: Oxford University Press, 1995.

LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 145-163, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100010

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTA, Raul Domingo. Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 6ª edição, 181 p, 2003.

OLIVEIRA, Larissa Pascutti de. ZYGMUNT BAUMAN: a sociedade contemporânea e a sociologia na modernidade líquida. Sem Aspas, Araraquara, v. 1, n. 1 p. 25-36, 2012.

PELIZZOLI, M. L. Correntes da ética ambiental. Editora Vozes Ltda, 2002.

PRIGOGINE, I. O fim das certezas. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996.

LEWIN Roger. Complexidade: A vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1994.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2004.

WOLFRAM Schultz. A new kind of science. Champaign, IL: Wolfram Media, 2002.

Published

2025-04-17

How to Cite

Gabriela de Oliveira, V. C., & Nogales Vera, J. A. C. (2025). Pedagogia da Terra como a pedagogia adequada a vida: as bases teóricas e trajetória histórica do modelo educativo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(1), 1–22. https://doi.org/10.63595/remea.v42i1.16818