Práticas e Concepções de Educação Ambiental e Meio Ambiente em contexto não formal<br>Practices and Conceptions of Environmental Education and Environment in non-formal context<br>Prácticas y Concepciones de Educación Ambiental y Medio Ambiente en contexto no formal

Authors

  • Fernanda Seidel Vorpagel
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8563

Keywords:

Práticas Ambientais. Revisão bibliográfica. Ensino não formal.

Abstract

A Educação Ambiental (EA) é uma temática que por vezes é discutida em diversos contextos formal e não formal. Este trabalho se apresenta no campo da educação não formal e se constitui a partir do objetivo de saber quais as práticas realizadas, como e qual a concepção e percepção que se tem de meio ambiente. O que nos levou a fazer uma revisão bibliográfica na Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), período entre 2010 a 2012 com foco nas práticas desenvolvidas em contexto não formal. O caminho trilhado apontou indícios para práticas ambientais que superam as questões enraizadas, a exemplo, da percepção naturalista para avançar na concepção e percepção de meio ambiente em direção à concepção globalizante, entendendo que nós seres humanos somos o meio ambiente e não parte dele. Environmental Education (EE) is a subject that is sometimes discussed in several formal and non-formal contexts. This work is presented in the field of non-formal education and is based on the objective of knowing which practices are performed, how and what is the conception and perception of the environment. This led us to make a bibliographic review in the Electronic Journal of Master's Degree in Environmental Education (REMEA), period between 2010 and 2012 focusing on practices developed in a non-formal context. The path traced pointed indications to environmental practices that overcome the issues rooted, for example, from the naturalistic perception to advance in the conception and perception of the environment towards the globalizing conception, understanding that we human beings are the environment and not part of it. La Educación Ambiental (EA) es una temática que a veces se discute en diversos contextos formal y no formal. Este trabajo se presenta en el campo de la educación no formal y se constituye a partir del objetivo de saber cuáles son las prácticas realizadas, cómo y cuál es la concepción y percepción que se tiene de medio ambiente. Lo que nos llevó a hacer una revisión bibliográfica en la Revista Electrónica de Maestría en Educación Ambiental (REMEA), período entre 2010 a 2012 con foco en las prácticas desarrolladas en contexto no formal. El camino trillado apuntó indicios para prácticas ambientales que superan las cuestiones arraigadas, a ejemplo, de la percepción naturalista para avanzar en la concepción y percepción del medio ambiente hacia la concepción globalizadora, entendiendo que los seres humanos somos el medio ambiente y no parte de él.

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Author Biographies

Fernanda Seidel Vorpagel

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.

Rosangela Inês Matos Uhmann

Doutora em Educação nas Ciências (Unijuí). Professora do Curso de Química Licenciatura da UFFS, Campus Cerro Largo.

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Published

2018-11-26

How to Cite

Vorpagel, F. S., & Uhmann, R. I. M. (2018). Práticas e Concepções de Educação Ambiental e Meio Ambiente em contexto não formal<br>Practices and Conceptions of Environmental Education and Environment in non-formal context<br>Prácticas y Concepciones de Educación Ambiental y Medio Ambiente en contexto no formal. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 63–74. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8563