A educação ambiental em Salas Verdes no estado de São Paulo

Autores

  • Fernanda Nogueira Lopes UNESP
  • Luiz Carlos Santana UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13397

Palavras-chave:

Políticas públicas, educação ambiental não formal, Projeto Político Pedagógico

Resumo

O Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), visa atender à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) com o objetivo de implementar Centros de informação e formação ambiental. Neste trabalho, apresentamos o resultado da análise de dois Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de Salas Verdes, cujos gestores são uma empresa privada e uma Universidade pública, ambas de São Paulo (SP). Visando identificar, nesse documento, o atendimento à PNEA. Por meio de quatro categorias aglutinadoras dos objetivos e princípios apresentados na política, verificamos o que foi privilegiado e negligenciado na implementação de cada Sala Verde. Os resultados apontam que, nas Salas estudadas, existem lacunas com relação aos princípios e objetivos da PNEA, a exemplo da educação ambiental (EA) integrada com a ciência e tecnologia. Concluímos que o Projeto Salas Verdes é relevante e pode propagar conhecimentos e ações de EA na perspectiva crítica, transformadora e emancipatória que defendemos.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Santana, UNESP

Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação do INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS da UNESP de Rio Claro possui graduação em Filosofia pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (1980), mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (1988) e doutorado em Educação pela mesma universidade (1997).

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Nogueira Lopes, F., & Santana, L. C. . (2021). A educação ambiental em Salas Verdes no estado de São Paulo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 372–387. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13397