A educação ambiental em Salas Verdes no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13397Palavras-chave:
Políticas públicas, educação ambiental não formal, Projeto Político PedagógicoResumo
O Projeto Salas Verdes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), visa atender à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) com o objetivo de implementar Centros de informação e formação ambiental. Neste trabalho, apresentamos o resultado da análise de dois Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de Salas Verdes, cujos gestores são uma empresa privada e uma Universidade pública, ambas de São Paulo (SP). Visando identificar, nesse documento, o atendimento à PNEA. Por meio de quatro categorias aglutinadoras dos objetivos e princípios apresentados na política, verificamos o que foi privilegiado e negligenciado na implementação de cada Sala Verde. Os resultados apontam que, nas Salas estudadas, existem lacunas com relação aos princípios e objetivos da PNEA, a exemplo da educação ambiental (EA) integrada com a ciência e tecnologia. Concluímos que o Projeto Salas Verdes é relevante e pode propagar conhecimentos e ações de EA na perspectiva crítica, transformadora e emancipatória que defendemos.
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