Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil:

contribuições teóricas da área de Psicologia

Autores

  • Talita Barbosa Plantcoski Bulgraen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8806-1603
  • Luiz Carlos Santana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14769

Palavras-chave:

Pesquisa sobre Educação Ambiental, Psicologia, Referencial teórico-conceitual

Resumo

Compreender os impactos ambientais implica uma reflexão sobre a relação sociedade-natureza. Observa-se, conforme Carvalho (2015), que cada área do conhecimento pode contribuir para a diversificação e ampliação de temas de estudos, procedimentos de pesquisas, fundamentos teóricos, concepções de educação ambiental etc. Cada área de conhecimento pode apresentar peculiaridades na investigação sobre determinado tema. Nesse artigo, discutiremos possíveis contribuições teóricas da Psicologia para as pesquisas em Educação Ambiental (EA), tendo como base os resultados obtidos a partir de uma pesquisa sobre teses e dissertações desenvolvidas em programas de pós-graduação em Psicologia. Apresentaremos alguns conceitos teóricos advindos de perspectivas epistemológicas da Psicologia, para posteriormente correlacionar com os resultados sobre os referenciais teóricos encontrados em nossa investigação. Pretende-se, dessa forma, compreender e discutir a contribuição da Psicologia, enquanto campo teórico, para a pesquisa sobre EA no Brasil.

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Biografia do Autor

Talita Barbosa Plantcoski Bulgraen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação pela UNESP Rio Claro. Psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Capivari, SP, Brasil.

Luiz Carlos Santana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente do Programa de pós graduação em Educação, linha de pesquisa Educação Ambiental. Universidade Estadual Paulista (Unesp) Instituto de Biociências, câmpus de Rio Claro.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Bulgraen, T. B. . P., & Santana, L. C. (2022). Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil:: contribuições teóricas da área de Psicologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 56–77. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14769

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental