Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil:
contribuições teóricas da área de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14769Palavras-chave:
Pesquisa sobre Educação Ambiental, Psicologia, Referencial teórico-conceitualResumo
Compreender os impactos ambientais implica uma reflexão sobre a relação sociedade-natureza. Observa-se, conforme Carvalho (2015), que cada área do conhecimento pode contribuir para a diversificação e ampliação de temas de estudos, procedimentos de pesquisas, fundamentos teóricos, concepções de educação ambiental etc. Cada área de conhecimento pode apresentar peculiaridades na investigação sobre determinado tema. Nesse artigo, discutiremos possíveis contribuições teóricas da Psicologia para as pesquisas em Educação Ambiental (EA), tendo como base os resultados obtidos a partir de uma pesquisa sobre teses e dissertações desenvolvidas em programas de pós-graduação em Psicologia. Apresentaremos alguns conceitos teóricos advindos de perspectivas epistemológicas da Psicologia, para posteriormente correlacionar com os resultados sobre os referenciais teóricos encontrados em nossa investigação. Pretende-se, dessa forma, compreender e discutir a contribuição da Psicologia, enquanto campo teórico, para a pesquisa sobre EA no Brasil.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2011.
CARNEIRO, Clarice; BINDÉ, Pitágora José. A Psicologia Ecológica e o estudo dos acontecimentos da vida diária. Estudos de psicologia (Natal), Natal, v. 2, n. 2, p. 363-376, dez. 1997. Disponível: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200010
CARVALHO, Luiz Marcelo de. A Educação Ambiental no Brasil: um campo em construção? Tese de Livre Docência em Educação Ambiental – disciplina: Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas. Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Unesp – campus de Rio Claro. 2015.
CORRAL-VERDUGO, Víctor. Psicologia Ambiental: objeto, "realidades" sócio-físicas e visões culturais de interações ambiente-comportamento. Psicologia USP [online]. 2005, v. 16, n. 1-2 [Acesso em 3 jul. 2021], pp. 71-87. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642005000100009
FERREIRA, Marcos Ribeiro. Problemas ambientais como desafio para a Psicologia. In: GÜNTHER, Harmut; PINHEIRO, José de Queiroz; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicologia Ambiental: entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas, SP: Editora Alínea, 2019, p. 40-85.
GODOY, Arlinda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.2, 1995, p. 57-63. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
GÜNTHER, Hartmut; ROZESTRATEN, R. J. A. Psicologia Ambiental: algumas considerações sobre sua área de pesquisa e ensino. Psicologia: Teoria e Prática, Brasília, v.9, n. 1, p. 107-122, 1993. Disponível em: https://psiambiental.files.wordpress.com/2016/03/1993-gunther-rozenstraten-psi-amb.pdf
HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; KUHNEN, Ariane. Percepção e Representação Ambiental – Métodos e Técnicas de Investigação para a Educação Ambiental. In: PINHEIRO, José de Queiroz; GÜNTHER, Hartmut. (Orgs.) Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, p. 181-216.
JODELET, Denise. Ciências sociais e representações: estudo dos fenômenos representativos e processos sociais, do local ao global. Sociedade e Estado, [S. l.], v. 33, n. 02, p. 423–442, 2018. DOI: 10.1590/s0102-699220183302007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/19925 Acesso em: 21 jun. 2022.
LATOUR, Bruno. Diante de Gaia. Oito Conferências sobre a natureza no antropoceno. Rio de Janeiro - RJ. Editora Ubu, 2020.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Venezuela; revisão técnica de Paulo Freire Vieira. 3. edição. São Paulo: Cortez, 2002.
MARQUES, Luiz. Capitalismo e colapso ambiental. 2.ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016.
MELO, Roseane Gabriele Campelo de. Psicologia ambiental: uma nova abordagem da psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 2, n.1-2, p. 85-103, 1991. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51771991000100008&lng=pt&nrm=iso
MELO, Armando Sérgio Emerenciano de; MAIA FILHO, Osterne Nonato; CHAVES, Hamilton Viana. Lewin e a pesquisa-ação: gênese, aplicação e finalidade. Fractal: Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v.28, n.1, p.153-159, abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0292/1162
MOSER, Gabriel. Psicologia Ambiental. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 3, n. 1, p. 121-130, jun. 1998. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-294X1998000100008>
MUNIZ, Luciana. O meio ambiente na Educação Ambiental: considerações sobre o conceito de meio ambiente e seus significados para a Educação Ambiental. Dissertação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1999.
NASCIMENTO-SCHÜLZE, Clélia Maria. Representações sociais da natureza e do meio ambiente. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, ed. esp., p. 67-81, 2000.
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques; ROSSATO, Geovanio. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Contexto. 2014
PINHEIRO, José de Queiroz. Behavior Setting. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice Azambuja. (Orgs.) Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, p.83-98.
ROMANOVSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2006000300004&lng=en&nrm=iso
TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira. O Pensamento Contemporâneo e o Enfrentamento da Crise Ambiental: uma análise desde a psicologia social. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (Org.) Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental. Coleção Educação para Todos, v.26. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009, p. 221-234. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000183196
TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira; ARDANS-Bonifacino, Héctor Omar; OLIVEIRA, Nicole Nöthen de. Psicologia socioambiental: uma psicologia social articulando psicologia, educação e ambiente. Revista Latinoamericana de Psicologia, Bogotá, v. 45, n. 3, p. 423-433, dez. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/805/80529820008.pdf
TSING, Anna Lowenhaupt. Paisagens Arruinadas (e a delicada arte de coletar cogumelos). Traduzido por Filipi Pompeu e Maiana Canazaro. Cadernos do Lepaarq, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 366-382, jul-dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v15i30.13315
TSING, Anna Lowenhaupt. Futuros possíveis dos mundos sociais mais que humanos: entrevista com Anna Tsing. [Entrevista concedida a] Luz Gonçalves Brito. Horizontes Antropológicos [Online], 60, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832021000200014
VITTORAZZI, Dayvisson Luis; GOUVEIA, Daniele da Silva Maia; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. Representações Sociais do Meio Ambiente: Implicações em Abordagens de Educação Ambiental sob a Perspectiva Crítica com Alunos da Primeira Etapa do Ensino Fundamental. Ciência & Educação, Bauru [online], v.26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200054
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.