BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN

Autores

  • André Vinícius Lima Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo/SP
  • Heide Lambertucci Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo/SP
  • Luiz Carlos Santana Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2788

Palavras-chave:

Educação ambiental, pensamento complexo, epistemologia.

Resumo

Este trabalho é uma reflexão sobre a contribuição da epistemologia da complexidade para a Educação Ambiental (EA). Edgar Morin assumindo a perspectiva do pensamento complexo, coloca-se contra as idéias de redução e simplificação do pensamento ao propor uma teoria que tenha como base a inter-relação entre diferentes áreas do saber. É importante salientar a relevância desta abordagem na EA, na medida em que ela não deve ser vista apenas em sua dimensão ecológica, biológica, econômica ou política, mas sim na totalidade destas e nas múltiplas relações entre estas dimensões. Morin propõe uma reforma do pensamento e do ensino, indicando que as disciplinas escolares sejam relacionadas entre si e contextualizadas, preparando o aluno para exercer a cidadania planetária. Este estado só será alcançado quando a questão ambiental e a interdisciplinaridade deixarem de ser entendidas como recortes da realidade trabalhadas por especialistas de áreas diferentes e passarem a ser vistas como uma reconstrução social, global e complexa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Vinícius Lima, Universidade Estadual Paulista, UNESP, São Paulo/SP

Graduação em Ciências Biológicas - Integral pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004

Heide Lambertucci, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo/SP

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e aperfeicoamento em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) . Atualmente é Coordenadora Pedagógica da EE Prof. Heloisa Lemenhe Marasca.

Luiz Carlos Santana, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo/SP

Doutorado em Educação pela mesma universidade (1997). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro - SP.

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Lima, A. V., Lambertucci, H., & Santana, L. C. (2012). BUSCA DA IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2788