A crise socioambiental: uma crise civilizatória <BR> The Social-Environmental Crisis: A Civilizing Crisis

Autores

  • Luciane Albernaz de Araujo Freitas Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Andre Luis Castro de Freitas Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4372

Palavras-chave:

Crise Ambiental, Capitalismo, Educação Ambiental Transformadora.

Resumo

Compreende-se que a educação ambiental desempenha papel bem mais importante e complexo do que o habitualmente difundido não se limitando ao compromisso com as modificações ambientais, estando comprometida com as questões sociais. Percebe-se que os pressupostos da Educação Ambiental Transformadora provem força e visibilidade à necessidade de investir em estratégias visando à superação do modelo civilizatório. Essa se encontra diretamente vinculada às concepções marxianas, tendo presente que a necessidade de transformações se fazem urgentes, para além de mudanças de caráter cultural e comportamental. O presente trabalho, tendo como referencial o pensamento de Marx e Engels, o qual encharcado pelo método dialético constituiu um modo de pensar e fazer a educação ambiental transformadora constituí um estudo descritivo crítico. Tem-se por objetivo problematizar as complexas conexões que se estabelecem entre crise ambiental, modelo civilizatório capitalista e educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Professora do Instituto Federal Sul Riograndense. Graduada em Pedagogia e Mestre em Desenvolvimento Social pela UCPel. Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental.

Andre Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Computação. Mestre em Educação. Doutor em Computação.

Referências

DIAS, Genebaldo. Educação ambiental: Princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

HERCULANO, S. Riscos e desigualdades sociais: a temática da justiça ambiental e sua construção no Brasil. Paper apresentado no I Encontro da ANPPAS. Indaiatuba: ANPPAS, 2002, p.19.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Educação Ambiental como compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: LOUREIRO, C. F.B; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. de S. (ORG.). Repensando a educação ambiental: um olhar crítico. S

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARX, K. O capital: crítica da economia política, livro I. v. I (O processo de produção do capital). Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Freitas, L. A. de A., & Freitas, A. L. C. de. (2014). A crise socioambiental: uma crise civilizatória <BR> The Social-Environmental Crisis: A Civilizing Crisis. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 24–40. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4372

Edição

Seção

Artigos