Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativa
Environmental education for transformation: epistemology and practice educational

Nilson Duarte Rocha, Jefferson Marçal da Rocha, Lúcio Jorge Hammes

Resumo


Este artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa.

Palavras-chave


Educação ambiental transformadora, epistemologia, ações educativas

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5707

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