Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativa<br>Environmental education for transformation: epistemology and practice educational

Autores

  • Nilson Duarte Rocha UNIPAMPA
  • Jefferson Marçal da Rocha UNIPAMPA
  • Lúcio Jorge Hammes UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5707

Palavras-chave:

Educação ambiental transformadora, epistemologia, ações educativas

Resumo

Este artigo enfatiza o aprofundamento epistemológico para a educação ambiental a partir da análise de um projeto de educação ambiental. Traz análises de um “Estudo de Caso” de ações educativas desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceni Soares Dias localizada em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os dados mostram que, através de um processo participativo e constante, a Educação Ambiental Transformadora pode despertar para o sentido complexo da temática ambiental, destacando o aprofundamento teórico como base na prática educativa. Constata-se que esta perspectiva de educação pode contribuir para a emancipação democrática, sendo promotora de uma transformação social, para uma sociedade mais justa e equitativa.

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Biografia do Autor

Nilson Duarte Rocha, UNIPAMPA

Mestrando em educação/PPGEdu da UNIPAMPA. Biólogo. Professor da rede pública do município do Jaguarão, RS. E-mail: prof.nilsonrocha@gmail.com.

Jefferson Marçal da Rocha, UNIPAMPA

Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Economista. Professor da UNIPAMPA e do PPGEdu e professor colaborador do PPGA da UCS. E-mail: jeffersonmrocha@gmail.com

Lúcio Jorge Hammes, UNIPAMPA

Doutor em educação. Filósofo. Professor da UNIPAMPA, do Campus Jaguarão e do PPGEdu/UNIPAMPA. E-mail: luciojh@gmail.com

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Rocha, N. D., Rocha, J. M. da, & Hammes, L. J. (2016). Educação ambiental transformadora: epistemologia e prática educativa<br>Environmental education for transformation: epistemology and practice educational. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 268–285. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5707

Edição

Seção

Artigos