Geografia Contemporânea e Educação Ambiental
aproximações (re)correntes
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.12893Palavras-chave:
Educação Ambiental. Epistemologia. Geografia.Resumo
As correntes do pensamento geográfico são manifestações de matrizes epistemológicas que imprimem, no mundo, a forma como os/as pesquisadores/as o observam e, também, como o experenciam e realizam a(s) ciência(s). Não diferente, as pesquisas e práticas em Educação Ambiental (EA) se alicerçam em categorias de pensamento que direcionam a condução do processo como marca de posicionamento social. Nessa seara, o presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da ciência geográfica por meio de suas correntes de pensamento que se alinham epistemologicamente àquelas da EA. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos indexados, dissertações, teses e livros de ambas as áreas. Observou-se, assim, que algumas correntes da chamada Geografia Contemporânea são alinhadas com outras da EA, caracterizando possibilidades de compreensão de mundo fundamentadas no mesmo campo.
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