Geografia Contemporânea e Educação Ambiental

aproximações (re)correntes

Autores

  • Diego Lelis Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniele Saheb Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Ricardo Oliveira Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0002-9749-5665

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.12893

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Epistemologia. Geografia.

Resumo

As correntes do pensamento geográfico são manifestações de matrizes epistemológicas que imprimem, no mundo, a forma como os/as pesquisadores/as o observam e, também, como o experenciam e realizam a(s) ciência(s). Não diferente, as pesquisas e práticas em Educação Ambiental (EA) se alicerçam em categorias de pensamento que direcionam a condução do processo como marca de posicionamento social. Nessa seara, o presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento da ciência geográfica por meio de suas correntes de pensamento que se alinham epistemologicamente àquelas da EA. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos indexados, dissertações, teses e livros de ambas as áreas. Observou-se, assim, que algumas correntes da chamada Geografia Contemporânea são alinhadas com outras da EA, caracterizando possibilidades de compreensão de mundo fundamentadas no mesmo campo.

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Biografia do Autor

Diego Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (2016). É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde, atualmente, é estudante de Doutorado em Educação.

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Pedagogia pela UFPR.

Ricardo Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Ensino das Ciências Ambientais, Especialista em Educação e Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela UFS. Professor da Educação Básica. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geoecologia e Planejamento Territorial (Geoplan/CNPq/UFS).

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Andrade de Jesus Lelis, D., Saheb Pedroso, D., & Oliveira Santos, L. R. (2022). Geografia Contemporânea e Educação Ambiental: aproximações (re)correntes. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 351–371. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.12893

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental