AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS

Autores

  • Dione Kitzmann Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3588

Palavras-chave:

Ambientalização curricular, Educação Ambiental formal e não-formal.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de ambientalização em sistemas formais e não-formais de ensino. Para isto, foram discutidos os conceitos de ambientalização e de educação ambiental formal e não formal, buscando caracterizar a integração da dimensão ambiental em diferentes níveis e espaços educativos. Foram consideradas as inter-relações entre a educação ambiental formal e não-formal, a partir do ponto de vista de que são elementos de um mesmo sistema, que interagem entre si e em diferentes fases da vida dos educandos. Foram analisadas as propostas de ambientalização curricular de um curso técnico profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; e os estudos desenvolvidos pela Rede internacional “Ambientalización Curricular de los Estúdios Superiores” – Rede ACES. Defendeuse a idéia de uma ampliação do conceito de educação ambiental formal, que deve incorporar o espaço da educação ambiental em sistemas educativos de formação técnica e profissional, responsáveis pela capacitação de adultos trabalhadores em espaços não escolarizados, mas que são estruturados, normatizados e regulados, tendo, portanto, um caráter formal. Foi proposto que estes espaços sejam identificados como de ensino formal extra-escolar. Conclui-se que a ambientalização deve estar baseada em critérios e princípios definidos de forma clara e abrangente, assim como ser realizada de forma sistêmica, considerando tanto a reforma curricular quanto a institucional, de modo a garantir a sua adequada implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dione Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

Professora do Instituto de Oceanografia - IO. Prof. permanente dos cursos de Educação Ambiental (PPGEA), Educação Ambiental Lato Sensu (UAB), Gerenciamento Costeiro (PPGC) e Tecnologia em Gestão Ambiental. Possui graduação em Oceanologia e mestrado e doutorado em Educação Ambiental (FURG).

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Kitzmann, D. (2013). AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3588