Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática:

o exemplo dos jovens Pigmeus e Rapanui

Autores

  • Alfredo PenaVega Instituto de Antropología Política IAP- Centro Edgar Morin- EHESS/CNRS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15726

Palavras-chave:

mudança climática, conhecimento, reflexão, complexidade, ação

Resumo

Os jovens estudantes de hoje são a próxima geração que amanhã terá de suportar as consequências dos efeitos das alterações climáticas numa crise ecológica. Conscientes do imobilismo dos responsáveis políticos em matéria de clima e ambiente, estes jovens querem tomar as rédeas do seu próprio destino, comprometendo-se a agir contra os efeitos das alterações climáticas. Porém, o modelo educativo compartimentalizado, fragmentado, disjuntivo e disciplinar não está adaptado aos grandes desafios colocados pelas alterações climáticas e ambientais. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a ideia de transformação, na forma como o conhecimento está ligado, numa aprendizagem para a cidadania em que o ensino da condição humana colocará o pensamento crítico do aluno no centro da sua condição de cidadão consciente. Utilizamos o programa de pesquisa, pacto mundial de jovens pelo clima como base de nossa reflexão. Concluímos que sem uma transformação da educação ambiental, as complexidades e incertezas de um mundo em constante mudança ficarão sem resposta.

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Biografia do Autor

Alfredo PenaVega, Instituto de Antropología Política IAP- Centro Edgar Morin- EHESS/CNRS

Professor/pesquisador em socioecologia no Institut interdisciplinaire d'anthropologie du contemporain (IIAC) - Centre Edgar Morin -CNRS/EHESS- e ensina "incerteza e suas questões" na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), na Universidade de Nantes, no Sciences Po Campus Caen e na Ecole Nationale Supérieure d'Ingénierie de Poitiers. É atualmente diretor científico do projeto internacional de investigação-ação: Global Youth Climate Pact -GYCP (acreditado pela COP27, Charman-el-Sheikh, 2022)

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

PenaVega, A. (2023). Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática: : o exemplo dos jovens Pigmeus e Rapanui. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 58–78. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15726