Reflexões sobre o paradigma ocidental a partir da Complexidade e Educação Ambiental: um convite ao diálogo oriente-ocidente

Samuel Lopes Pinheiro, Humberto Calloni

Resumo


O presente artigo pretende contribuir à reflexão sobre o modo de ser ocidental, com destaque às suas crises e patologias, através de uma análise do Paradigma Ocidental destacado por Edgar Morin (1921- ), bem como a busca por um sentido de covalência na relação Oriente - Ocidente no universo da Educação Ambiental. Além disso, o artigo busca indicar de que maneira a Educação Ambiental tem levado em consideração as filosofias orientais desde os anos de 1960 e que propostas essa mesma Educação poderia anunciar para um aprofundamento do diálogo Oriente-Ocidente no horizonte de um reencantamento do mundo da vida no dizer de Basarab Nicolescu (1942-). O convite ao diálogo Oriente-Ocidente em Educação Ambiental é um anúncio, por vias não ortodoxas, à motivação de complexificar o conhecimento para além dos binarismos entre uma perspectiva ou outra a fim de provocar a emergência de uma terceira via na qual se possa vivenciar o reencantamento da vida.

El presente artículo pretende contribuir a la reflexión sobre el modo de ser occidental, con destaque a sus crisis y patologías, a través de un análisis del Paradigma Occidental destacado por Edgar Morin (1921-), así como la búsqueda de un sentido de covalencia en la relación Oriente - Occidente en el universo de la Educación Ambiental. Además, el artículo busca indicar de qué manera la Educación Ambiental ha tenido en consideración las filosofías orientales desde los años 1960 y que propuestas esa misma Educación podría anunciar para una profundización del diálogo Oriente-Occidente en el horizonte de un reencantamiento del mundo de la vida al utilizar las palabras de Basarab Nicolescu (1942-). La invitación al diálogo Oriente-Occidente en Educación Ambiental es un anuncio, por vías no ortodoxas, a la motivación de complejidad del conocimiento más allá de los binarismos entre una perspectiva u otra para provocar la emergencia de una tercera vía en la que se pueda hacer el reencantamiento de la vida.

This article aims to contribute to the reflection on the Western way of life, with emphasis on its crises and pathologies, through an analysis of the Western Paradigm highlighted by Edgar Morin (1921-), as well as the search for a sense of covalence in the relation of East and West in the Environmental Education field. In addition, the article seeks to indicate how Environmental Education has taken Eastern philosophies into account since the 1960s and what proposals that same Education could announce for a deepening of the East and West dialogue on the horizon of a re-enchantment of the world of life by using words of Basarab Nicolescu (1942-). The invitation to the East and West dialogue in Environmental Education is an unorthodox announcement of the motivation to complex knowledge beyond binarisms between one perspective or another in order to provoke the emergence of a third way in which one can experience the re-enchantment of life.

Palavras-chave


Complexidade; Diálogo Oriente-Ocidente; Educação Ambiental; Paradigma Ocidental.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.6969

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