GASTON BACHELARD E EDGAR MORIN: DIÁLOGOS SOBRE A COMPLEXIDADE

Autores

  • Caroline Terra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS
  • Victor Hugo Guimarães Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3840

Palavras-chave:

conhecimento científico, pensamento científico clássico, complexidade.

Resumo

O interesse deste artigo é problematizar o diálogo entre dois epistemólogos, Gaston Bachelard e Edgar Morin, enfatizando a crítica construída em relação ao pensamento científico clássico, principalmente, sobre a concepção determinista e mecânica do mundo formulado por Descartes. Neste sentido, destaca-se a contribuição dos autores no que tange à reflexão sobre a ciência e construção do conhecimento e o imperativo dsafio de nos orientarmos por um pensamento complexo que contextualize e interligue os problemas vivenciados atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Terra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS

Licenciada em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS, especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul pela mesma instituição. Mestre em Educação Ambiental – FURG. Grupos de Pesquisa: Educação Ambiental Não-Formal e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica (NUPEEE).

Victor Hugo Guimarães Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS

Professor Pesquisador do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, do Mestrado em Educação Ambiental e do Curso de Pós-Graduação em Educação Física da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS. Coordenador do NUPEEE: Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica (NUPEEE)

Referências

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.

BARBOSA, Elyana e BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da

imaginação. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

MORIN, Edgar e KERN, Anne-Brigitte. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

PETRAGLIA, Izabel C. Edgar Morin: educação e a complexidade do ser e do saber. Rio de

Janeiro: Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Oliveira, C. T. de, & Rodrigues, V. H. G. (2013). GASTON BACHELARD E EDGAR MORIN: DIÁLOGOS SOBRE A COMPLEXIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3840