GASTON BACHELARD E EDGAR MORIN: DIÁLOGOS SOBRE A COMPLEXIDADE

Autores/as

  • Caroline Terra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS
  • Victor Hugo Guimarães Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3840

Palabras clave:

conhecimento científico, pensamento científico clássico, complexidade.

Resumen

O interesse deste artigo é problematizar o diálogo entre dois epistemólogos, Gaston Bachelard e Edgar Morin, enfatizando a crítica construída em relação ao pensamento científico clássico, principalmente, sobre a concepção determinista e mecânica do mundo formulado por Descartes. Neste sentido, destaca-se a contribuição dos autores no que tange à reflexão sobre a ciência e construção do conhecimento e o imperativo dsafio de nos orientarmos por um pensamento complexo que contextualize e interligue os problemas vivenciados atualmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Terra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS

Licenciada em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS, especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul pela mesma instituição. Mestre em Educação Ambiental – FURG. Grupos de Pesquisa: Educação Ambiental Não-Formal e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica (NUPEEE).

Victor Hugo Guimarães Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS

Professor Pesquisador do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, do Mestrado em Educação Ambiental e do Curso de Pós-Graduação em Educação Física da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS. Coordenador do NUPEEE: Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Estética Onírica (NUPEEE)

Citas

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.

BARBOSA, Elyana e BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da

imaginação. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

MORIN, Edgar e KERN, Anne-Brigitte. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

PETRAGLIA, Izabel C. Edgar Morin: educação e a complexidade do ser e do saber. Rio de

Janeiro: Vozes, 1995.

Publicado

2013-09-09

Cómo citar

Oliveira, C. T. de, & Rodrigues, V. H. G. (2013). GASTON BACHELARD E EDGAR MORIN: DIÁLOGOS SOBRE A COMPLEXIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3840