Concepções de ética e de solidariedade: anúncios de uma epistemologia da complexidade para a educação ambiental<br>Concepts of ethics and sympathy: signs of the epistemology of complexity for environmental education

Autores

  • Luciana Roso Arrial Universidade Federal do Rio Grande-FURG.
  • Humberto Calloni Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5323

Palavras-chave:

Ética, Solidariedade, Educação Ambiental.

Resumo

Trata-se de refletir acerca das concepções de ética e de solidariedade no horizonte da complexidade. Os seres humanos, dotados de consciência e responsabilidade, necessitam refletir sobre as alternativas possíveis antes de tomarem decisões. Atualmente, mais que nunca, a noção de solidariedade é imprescindível para que as decisões tomadas visem ao caráter regenerativo da qualidade de vida do indivíduo, da sociedade e da espécie integrando, sem desintegrar, as diferentes expressões étnicas e culturais que constituem a riqueza da epopéia humana. É neste sentido que a solidariedade reveste-se em ética necessária às tomadas de decisões que dizem respeito a nossa espécie, a nossa cultura e a nossa individualidade como sentimento de unidade na diversidade no âmbito das diferentes formas de vida com que a Natureza se expressa e se realiza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Roso Arrial, Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Arquiteta e Urbanista, Especialista em Gráfica Digital, Mestre em Educação Ambiental, Doutoranda em Educação Ambiental, Professora do IFSul - câmpus Pelotas/RS

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

Licenciado em Filosofia e Pedagogia (UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (UFRGS), Professor de Filosofia (FURG), Educação Ambiental e Complexidade (PPGEA/FURG)

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição de; Cumplicidade, complexidade, (com)paixão. In: CARVALHO, Edgard de Assis; Conceição, ALMEIDA, Maria da Conceição de; Fiedler-Ferrara; COELHO, Nelly Novaes; MORIN, Edgar. Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo: Palas Athena, 1998.

COELHO, Nelly Novaes. Ternura, compaixão e solidariedade. In: CARVALHO, Edgard de Assis; Conceição, ALMEIDA, Maria da Conceição de; Fiedler-Ferrara; COELHO, Nelly Novaes; MORIN, Edgar. Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo: Palas Athena, 1998.

MARIOTTI, Humberto. As paixões do ego: complexidade, política e solidariedade. São Paulo: Palas Antenas, 2000.

MORIN, Edgar. A ética do sujeito responsável. In: CARVALHO, Edgard de Assis; Conceição, ALMEIDA, Maria da Conceição de; Fiedler-Ferrara; COELHO, Nelly Novaes; MORIN, Edgar. Ética, solidariedade e complexidade. São Paulo: Palas Athena, 1998.

MORIN, Edgar. O Método II: a vida da vida. Trad. Marina Lobo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MORIN, Edgar. O Método IV: as ideias: habitat, vida, costumes, organização. 4. ed. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005a.

MORIN, Edgar. O Método VI: ética. 2. ed. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Porto Alegre: Sulina, 2005b.

PINHEIRO, Mascos Paiva. Breve parecer reflexivo sobre o problema da sustentabilidade. In: Terra; cidades, natureza e bem estar. Giovanni Seabra (org). João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012.

SANTIN, Silvino. Educação Física: ética, estética e saúde. Porto Alegre: EST, 1995.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Arrial, L. R., & Calloni, H. (2015). Concepções de ética e de solidariedade: anúncios de uma epistemologia da complexidade para a educação ambiental<br>Concepts of ethics and sympathy: signs of the epistemology of complexity for environmental education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 129–142. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5323

Edição

Seção

Artigos