ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER

Autores

  • Vera Lessa Catalão Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.
  • Magda Pereira Pinto Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.
  • Danielle Abud Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.
  • Juliana Campos Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.
  • Sonia Glaucia Costa Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.
  • Verônica Gomes Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3878

Palavras-chave:

atitude transdisciplinar, complexidade, ética, estado poético, sujeito ecológico.

Resumo

A visão cartesiana de compreensão da realidade cria uma relação de distanciamento e separação entre ser humano e natureza, resultando em um conhecimento científico reducionista, limitante e fragmentado. Esse artigo propõe refletir sobre a construção de uma atitude transdisciplinar por meio da ética, da percepção poética e da formação do sujeito ecológico, delineando algumas percepções que podem compor as bases de uma epistemologia da transdisciplinaridade. A compreensão da realidade de forma mais ampla e complexa, com diferentes níveis de realidade e com a lógica do terceiro incluído, permite abertura para a participação do sujeito no processo de construção do conhecimento, com toda sua efetividade e afetividade multidimensional. A existência poética nos convoca a refletir sobre os caminhos a seguir rumo à atitude transdisciplinar como sujeitos ecológicos, religando nossa existência à do Planeta e do Cosmos. Através desta percepção, que fortalece a compreensão da complexidade do universo e das relações do sujeito, e do enlace existente entre o potencial do ser humano, as transformações da sociedade e a consciência planetária, um novo diálogo pode ser construído baseado na solidariedade entre seres humanos e mundo - natureza.

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Biografia do Autor

Vera Lessa Catalão, Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.

Professora Doutora da Faculdade de Educação e orientadora do artigo – Universidade de Brasília – UNB – CEP 70904-970 – Brasília-DF / Brasil

Magda Pereira Pinto, Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.

Doutoranda em Educação Ambiental e Ecologia Humana – Universidade de Brasília – UNB – CEP 70904- 970 – Brasília-DF.

Danielle Abud, Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.

Especialista em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental – Universidade de Brasília – UNB – CEP 70904-970 – Brasília-DF

Juliana Campos, Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.

Mestranda em Educação – Universidade de Brasília – UNB – CEP 70904-970 – Brasília-DF / Brasil –

Sonia Glaucia Costa, Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.

Mestranda em Educação – Universidade de Brasília – UNB – CEP 70904-970 – Brasília-DF

Verônica Gomes, Universidade de Brasília – UNB – Brasília-DF.

Mestre em Sociologia – Universidade de Brasília – UNB – CEP 70904-970 – Brasília-DF.

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Publicado

2013-09-22

Como Citar

Catalão, V. L., Pinto, M. P., Abud, D., Campos, J., Costa, S. G., & Gomes, V. (2013). ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3878