ATITUDE TRANSDISCIPLINAR E A POÉTICA DO CONHECER
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3878Keywords:
atitude transdisciplinar, complexidade, ética, estado poético, sujeito ecológico.Abstract
A visão cartesiana de compreensão da realidade cria uma relação de distanciamento e separação entre ser humano e natureza, resultando em um conhecimento científico reducionista, limitante e fragmentado. Esse artigo propõe refletir sobre a construção de uma atitude transdisciplinar por meio da ética, da percepção poética e da formação do sujeito ecológico, delineando algumas percepções que podem compor as bases de uma epistemologia da transdisciplinaridade. A compreensão da realidade de forma mais ampla e complexa, com diferentes níveis de realidade e com a lógica do terceiro incluído, permite abertura para a participação do sujeito no processo de construção do conhecimento, com toda sua efetividade e afetividade multidimensional. A existência poética nos convoca a refletir sobre os caminhos a seguir rumo à atitude transdisciplinar como sujeitos ecológicos, religando nossa existência à do Planeta e do Cosmos. Através desta percepção, que fortalece a compreensão da complexidade do universo e das relações do sujeito, e do enlace existente entre o potencial do ser humano, as transformações da sociedade e a consciência planetária, um novo diálogo pode ser construído baseado na solidariedade entre seres humanos e mundo - natureza.Downloads
References
BOFF, L. Ethos mundial: um consenso mínimo entre humanos. Brasília: Letra Viva. 2000.
CARVALHO, I. C. de M. A invenção ecológica. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo:
DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo:
Companhia das Letras, 1996.
HEIDEGGER, M. Sobre o problema do ser/o caminho do campo.São Paulo: Livraria Duas
Cidades, 1969.
MARCONDES, D. Aristóteles: ética, ser humano e natureza. In: Pensar o Ambiente: bases
filosóficas para a Educação Ambiental. Orgs. Isabel Cristina Moura de Carvalho, Mauro
Grün e Rachel Trajber. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006.
MORAES, M. C. & VALENTE J. A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade
e da transdisciplinaridade. São Paulo: Paulus, 2008.
MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século
XXI. Petrópolis RJ: Vozes, 2008.
MORIN, E. O método5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2005.
_________. O método 6 : Ética. Porto Alegre:Sulinas, 2005a.
_________. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2005b.
_________. Amor, poesia e sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade.São Paulo: Triom, 1999.
NICOLESCU, B et al. Educação e Transdisciplinaridade I. Brasília: Unesco, 2000.
SANTOS, Boaventura de Souza. A gramática do tempo: por uma nova cultura política. São
Paulo : Cortez, 2006.
SCHULER, M. Transdisciplinaridade: o que é isto? Porto Alegre: UFRG, 2005.
TAYLOR, Paul. A ética universal e a noção de valor in Educação e transdisciplinaridade,
Nicolescu Basarab et al. Brasília:UNESCO, 2000, p 57-81.
UNGER, Nancy Mangabeira. O encantamento do humano: ecologia e espiritualidade. São
Paulo: Loyola, 1991.