Concepções éticas presentes nas dissertações em educação ambiental <BR> Ethical conceptions found in the master’s theses in environmental education

Authors

  • luciana roso arrial FURG
  • Humberto Calloni FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4274

Keywords:

Ética, Ética Ambiental, Educação Ambiental.

Abstract

Trata-se de elencar determinadas concepções de ética (ethos) e moral (mores) de filósofos que se debruçaram sobre estes conceitos e que contribuíram – a ainda contribuem – para uma melhor compreensão do nosso modo de ser e estar no/com o mundo, notadamente na mira da importância do debate ético na atual crise socioambiental. Trata-se, igualmente, de registrar em que medida as produções de dissertações do Mestrado em Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA – da FURG conferem à ética/ética ambiental concepções significativas e suas articulações com a Educação Ambiental. A análise das dissertações refere-se aos anos 2006 e parcialmente ao ano de 2007.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

luciana roso arrial, FURG

Doutoranda em Educação Ambiental (FURG), Mestre em Educação Ambiental, Professora do Curso Técnico em Edificações do IFSUL - campus Pelotas, Coordenadora do Curso Técnico de Infraestrutura Escolar - Programa Profuncionário, IFSUL.

Humberto Calloni, FURG

Licenciado em Filosofia e Pedagogia (UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (UFRGS), Professor de Filosofia (FURG), Educação Ambiental e Complexidade (PPGEA/FURG)

References

CHAUI, Marilena de Souza. Público, Privado, Despotismo. In: NOVAES, Adauto (Org.). Ética. São Paulo: Cia das Letras, 1992 [Coletânea].

DORTIER, Jean-François. Dicionário de ciências humanas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

ESPINOSA, Baruch. Tratado da correção do intelecto: Ética. Trad. Marilena de Souza Chauí [et al.] São Paulo: Abril Cultural, 1983 [Col. Os Pensadores].

FERRY, Luc. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

FERRY, Luc. A sabedoria dos mitos gregos: aprender a viver II. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas,SP: Papirus, 2007. (Papirus Educação).

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.

JONER, Gilmar Luis. O princípio da responsabilidade como fundamento filosófico da ética ambiental para a sustentabilidade: contribuições de Hans Jonas. UNIVALI (PPGE) [Dissertação de Mestrado], 2010.

MORIN, Edgar. O método 6. Ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.

TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 2000.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

VELASCO, Sirio Lopez. Ética para o século XXI: rumo ao ecomunitarismo. São Leopoldo, UNISINOS, 2003.

Published

2014-07-31

How to Cite

arrial, luciana roso, & Calloni, H. (2014). Concepções éticas presentes nas dissertações em educação ambiental <BR> Ethical conceptions found in the master’s theses in environmental education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 60–75. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4274

Issue

Section

Artigos