Concepções éticas presentes nas dissertações em educação ambiental <BR> Ethical conceptions found in the master’s theses in environmental education

Autores/as

  • luciana roso arrial FURG
  • Humberto Calloni FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4274

Palabras clave:

Ética, Ética Ambiental, Educação Ambiental.

Resumen

Trata-se de elencar determinadas concepções de ética (ethos) e moral (mores) de filósofos que se debruçaram sobre estes conceitos e que contribuíram – a ainda contribuem – para uma melhor compreensão do nosso modo de ser e estar no/com o mundo, notadamente na mira da importância do debate ético na atual crise socioambiental. Trata-se, igualmente, de registrar em que medida as produções de dissertações do Mestrado em Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA – da FURG conferem à ética/ética ambiental concepções significativas e suas articulações com a Educação Ambiental. A análise das dissertações refere-se aos anos 2006 e parcialmente ao ano de 2007.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

luciana roso arrial, FURG

Doutoranda em Educação Ambiental (FURG), Mestre em Educação Ambiental, Professora do Curso Técnico em Edificações do IFSUL - campus Pelotas, Coordenadora do Curso Técnico de Infraestrutura Escolar - Programa Profuncionário, IFSUL.

Humberto Calloni, FURG

Licenciado em Filosofia e Pedagogia (UFRGS), Mestre e Doutor em Educação (UFRGS), Professor de Filosofia (FURG), Educação Ambiental e Complexidade (PPGEA/FURG)

Citas

CHAUI, Marilena de Souza. Público, Privado, Despotismo. In: NOVAES, Adauto (Org.). Ética. São Paulo: Cia das Letras, 1992 [Coletânea].

DORTIER, Jean-François. Dicionário de ciências humanas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

ESPINOSA, Baruch. Tratado da correção do intelecto: Ética. Trad. Marilena de Souza Chauí [et al.] São Paulo: Abril Cultural, 1983 [Col. Os Pensadores].

FERRY, Luc. Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

FERRY, Luc. A sabedoria dos mitos gregos: aprender a viver II. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas,SP: Papirus, 2007. (Papirus Educação).

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.

JONER, Gilmar Luis. O princípio da responsabilidade como fundamento filosófico da ética ambiental para a sustentabilidade: contribuições de Hans Jonas. UNIVALI (PPGE) [Dissertação de Mestrado], 2010.

MORIN, Edgar. O método 6. Ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005.

TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis: Vozes, 2000.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

VELASCO, Sirio Lopez. Ética para o século XXI: rumo ao ecomunitarismo. São Leopoldo, UNISINOS, 2003.

Publicado

2014-07-31

Cómo citar

arrial, luciana roso, & Calloni, H. (2014). Concepções éticas presentes nas dissertações em educação ambiental <BR> Ethical conceptions found in the master’s theses in environmental education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(1), 60–75. https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4274

Número

Sección

Artigos