2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões

					Visualizar 2017: Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras  de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões
O “Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire” é um evento que dá continuidade ao trabalho de várias instituições de ensino superior no RS, tendo a obra do autor Paulo Freire como fonte inspiradora para desenvolver uma educação de qualidade e socialmente comprometida com a transformação social. Esta edição foi realizada em Rio Grande-RS na Universidade Federal de Rio Grande (FURG).
Publicado: 2017-06-01

Editorial

Artigos

  • Paulo Freire e Ernani Fiori: uma longa parceria pedagógico-política

    Balduino Antonio Andreola
    6-24
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6890
  • Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as

    Ana Lúcia Souza de Freitas
    25-39
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6891
  • Paulo Freire e Florestan Fernandes: diálogos necessários sobre a democracia e a escola cidadã

    Marcio Caetano, Paula Almeida de Castro, Amanda Motta Castro
    40-59
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6892
  • O lobo (o opressor) em pele de cordeiro entre nós (os desiguais e diferentes): Os conflitos em Paulo Freire como contribuição aos processos educativos e produtivos

    Carlos RS Machado, Tainara F Machado
    60-78
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6893
  • Paulo Freire vive! 20 anos de sonhos e utopias na práxis político-pedagógica

    Ivo Dickmann
    79-90
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6894
  • A atualidade da categoria Diálogo em Freire em tempos de “Escola sem partido”

    Vilmar Alves Pereira, Graziela Rinaldi da Rosa
    91-111
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6895
  • A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire

    Thiago Ingrassia Pereira
    112-125
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6896
  • Os desafios da implementação das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores no Brasil

    Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Isis Azevedo da Silva Carvalho
    126-141
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6897
  • Estéticas formativas e Interfaces Pedagógicas: narrativas e reflexões sobre uma experiência do Sul

    Vânia Alves Martins Chaigar, Luiz Paulo da Silva Soares
    142-161
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6898
  • Povos e Comunidades Tradicionais: aspectos históricos, conceituais e estratégias de visibilidade

    Carmo Thum
    162-179
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6899
  • A Educação Ambiental Crítica presente no trabalho do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico da Universidade Federal do Rio Grande (NUDESE-FURG)

    Lucia Nobre, Lucia F.S. Anello
    180-196
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6900
  • Tendas do Afeto Popular: a experiência(ação) de uma prática de cuidado no Extremo Sul, do Rio Grande do Sul

    Michele Neves Meneses
    197-211
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6901
  • Ensino de História e aprendizagem histórica: diálogos com Paulo Freire

    Júlia Silveira Matos
    212-224
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6902
  • Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular

    Everton Fêrrêr de Oliveira, Vilmar Alves Pereira, Helena Beatriz Costa de Oliveira
    225-238
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6903

Cartas

  • Carta do XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

    Vilmar Alves Pereira
    239-242
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.7468