Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular

Autores

  • Everton Fêrrêr de Oliveira
  • Vilmar Alves Pereira
  • Helena Beatriz Costa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6903

Palavras-chave:

Pedagogia Cosmocena, Candomblé, Educação Ambiental Popular

Resumo

Este trabalho reúne as reflexões iniciais no diálogo de reconhecimento da Pedagogia Cosmocena como uma possibilidade de reperesentação ou ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular recortada pelas práticas do Candomblé. A tematização da religiosidade afrobrasileira se faz necessária devido esta pedagogia expressar a multidimensionalidade caracterizada, dentre outros princípios, como biopsicossocioambientespiritual. Este exercício caracteriza as primeiras aproximações sobre o tema e para tanto requer no espaço acadêmico imprimir sua resistência ensejando estimular o debate sobre as diferentes epistemologias e, principalmente o respeito a toda forma de existência em contato com o cosmos.

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Biografia do Autor

Everton Fêrrêr de Oliveira

Mestre em Educação Pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Adjunto Universidade Federal do Pampa, Coordenador do Curso de Pedagogia Campus Jaguarão e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande – PPGEA/FURG.

Vilmar Alves Pereira

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em Filosofia e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular- (GEFEAP); Professor Adjunto IV, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande – PPGEA/FURG.

Helena Beatriz Costa de Oliveira

Graduanda do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Bolsista do Programa de Desenvolvimento Acadêmico – PDA/UNIPAMPA 2016-2017.

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Oliveira, E. F. de, Pereira, V. A., & Oliveira, H. B. C. de. (2017). Pedagogia Cosmocena: aproximações com o Candomblé na ilustração de fundamentos para uma Educação Ambiental Popular. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 225–238. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6903