Os desafios da implementação das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores no Brasil

Autores

  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
  • Isis Azevedo da Silva Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6897

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação de professores, Diretrizes Curriculares

Resumo

Este trabalho objetiva discutir os desafios da implementação das diretrizes curriculares atuais para formação de professores aprovadas através da Resolução CNE/CP n. 2/2015 no atual contexto político brasileiro e as contribuições da obra de Paulo Freire para pensarmos a formação de professores. A partir da aprovação das novas diretrizes as universidades brasileiras tem, a princípio, até junho de 2017 para reorganizarem os currículos das licenciaturas e organizarem uma proposta institucional para a formação docente. Porém, desde abril de 2016, o contexto político brasileiro sofreu uma reviravolta, devido ao impeachment da presidente eleita através de um golpe civil, jurídico e midiático. As políticas educacionais e em especial as de formação de professores passaram ser encaminhadas por meio de uma outra lógica política, que nos coloca em alerta e nos aproxima do pensamento de Paulo Freire, diante do risco eminente da revogação deste ordenamento legal, exigindo dos profissionais da educação uma resistência política para a manutenção das diretrizes. As Diretrizes apresentam alguns avanços que pretendemos destacar num primeiro momento no corpo texto. Por fim, ao defendermos a manutenção das atuais diretrizes apontamos a atualidade de Paulo Freire para pensarmos e defendermos a Educação Pública Brasileira.

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Biografia do Autor

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

Doutora em Educação Ambiental, professor Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, docente no Programa de Pós-graduação em Educação.

Isis Azevedo da Silva Carvalho

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, bolsista de iniciação científica pelo CNPq.

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Gonçalves, S. da R. V., & Carvalho, I. A. da S. (2017). Os desafios da implementação das diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores no Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 126–141. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6897