Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as

Autores

  • Ana Lúcia Souza de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6891

Palavras-chave:

Paulo Freire, Maurice Tardif, Formação com educadores

Resumo

O estudo põe em diálogo as referências de Paulo Freire e Maurice Tardif no âmbito da formação de educadores. Apresenta inicialmente um breve estudo bibliográfico sobre cada um dos autores, enfatizando a reflexão crítica de ambos sobre o distanciamento entre conhecimento teórico e conhecimento prático nos cursos de formação. O estudo bibliográfico realizado permitiu vislumbrar a complementaridade dos autores no que se refere à valorização do conhecimento prático e ao reconhecimento dos/as educadores/as como sujeitos de conhecimento, bem como quanto ao potencial formativo da articulação universidade escola. Com base nos estudos realizados, compartilha-se a compreensão acerca da reciprocidade das ações de pesquisar o ensino e ensinar por meio da pesquisa como um princípio para problematizar as relações entre universidade e escola, na perspectiva da formação com educadores/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Souza de Freitas

Doutora em Educação com Pós Doutorado em Pedagogia Crítica pela Liverpool Hope University. Professora e Pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional. UNISINOS.

Referências

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

______. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_______ . Política e educação. SP: Cortez, 1993a.

______. Professora, sim; tia, não.: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Olho D’Agua, 1993 b.

_______ . Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; Shor,Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da Conscientização – Um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Saber de experiência feito (VERBETE) In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime (orgs.). Dicionário Paulo Freire. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

_______ . Leituras de Paulo Freire: uma trilogia de referência. Passo Fundo, Méritos, 2014, v.1.

_______ . Donald Schön e Paulo Freire: um diálogo fecundo na formação de uma professora-pesquisadora In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan. 20 anos sem Donal Schön: o que aconteceu com o professor reflexivo? São Paulo: Edições Hipótese, p.116 a 137, 2017. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B4VVtZy9vhzvY3lEaFJnTXEwSnM/view>

Acesso: 16/4/2017

FREITAS, Ana Lúcia Souza de.; FORSTER, Mari. Paulo Freire na formação de educadores: contribuições para o desenvolvimento de práticas crítico-reflexivas. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 55-69, jul./set. 2016. Disponível em:

< http://www.scielo.br/pdf/er/n61/1984-0411-er-61-00055.pdf> Acesso: 16/4/2017

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; MACHADO, Maria Elisabete. Formação com educadores/as e os desafios da práxis da Educação Popular na Universidade. Educação, Porto Alegre, v.33, n.2, maio/ago. 2010. Disponível em:

<http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/7348>Acesso: 16/4/2017

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; MACHADO, Maria Elisabete; JULIANE, Sílvia Juliana Baptista. O Diário de Pesquisa na articulação da Universidade com a Escola. RESUMO. In: XV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Taquara, FACCAT, 2013. ANAIS.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; LIMA, Cleiva Aguiar de.(Trans)formações de saberes e fazeres docentes na escola e na universidade. In: VII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Passo Fundo, UPF, 2006. ANAIS.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; SALES, Caroline Martins Pereira de; SALLET, Fabiana Machado; SCHARDOSIM, Jaqueline Silveira. O cotidiano escolar como espaço de formação e transformação profissional: desafios à atuação supervisora pesquisadora. Espaço Inovação: Revista Pedagógica / Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Porto Alegre: ASSERS, v.5, p.26 - 29, 2006.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de; WAISSMAN, Carla Jeane Coelho. Projeto Sonho Possível: Vivências De (Trans)Formação Permanente E Reinvenção Da Escola In: III Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Canoas,UNILASSALE, 2001. ANAIS.

GAUTHIER, Clermont [et al.] Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. – Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998. (Coleção Fronteiras da Educação).

IMBERNÓN, Francisco (org.). A Educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Tradução Ernani Rosa – 2ª ed. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_______ . Formação Docente Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. – São Paulo: Cortez, 2005 (Coleção questões da nossa época; v.120).

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução Roberto Cataldo Costa – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática, e saberes no magistério. CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. – Rio de Janeiro: DP&A, 2002a.

______ . Saberes docentes e formação profissional. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2002b.

______ . A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr.-jun. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v34n123/fr_13.pdf> Acesso: 16/4/2017

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Freitas, A. L. S. de. (2017). Paulo Freire e Maurice Tardif: um diálogo de referências para fortalecer a articulação universidade escola na perspectiva da formação com educadores/as. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25–39. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6891