PPGEA as a space for discussion and permanent education on the theme of the climate emergency

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748

Keywords:

Academic training, Environmental perceptions, Collective research

Abstract

The climate emergency (EC) puts humanity at risk, with alarming consequences on the most vulnerable groups bringing economic and social imbalances. This work arises from a collective academic exercise, in which it was analyzed how the teachers and students of the PPGEA perceive the issues of the EC in the university context, with the objective of constructing a proposal for action for the Program. To this end, a questionnaire of 18 questions was prepared and validated, answered by 18 students; 06 teachers; 01 administrative; and 04 graduates. The results showed the need to deepen the discussions on the subject starting from a complex and critical approach in the light of scientific and social advances and allowed the elaboration of a proposal that contemplates teaching, research, extension and management actions.

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Author Biographies

Huslana Quartezane Segantini, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2021, atual); Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Campus CEUNES (2016), Pós-graduação em Ensino de Biologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2021). Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2019).  Atua como professora da área de Ciências da Natureza, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Estagiou no Instituto Estadual do Meio Ambiente - IEMA, como voluntária, exercendo atividades de Educação Ambiental, monitoramento e pesquisa no Parque Estadual de Itaúnas (2016). Também estagiou no Programa de Estatística Pesqueira do Estado do Espírito Santo em parceria com a UFES, realizando atividades como manipulação e registro de dados de coletas em campo (2012-2013). Foi bolsista de extensão do Projeto UFES Escola (2015 - 2016) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2012-2015)

Maria Cecília Madruga Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas. Especialista em Perícia e Auditoria Ambiental. Mestrado em Ciências, área de concentração- Parasitologia.Bióloga e Supervisora de Licenciamento Ambiental da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçao em Educação Ambiental.

Altemir Viana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Fotógrafo. Jornalista repórter fotográfico CRP 18517/RS. Graduado licenciatura em Artes Plásticas e discente do do 5º semestre do curso de bacharel em artes visuais pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Técnico em Meio Ambiente pelo Colégio Lemos Jr. e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná. Membro do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Agente de Gestão Ambiental (AGAs) do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Integra o Ribombo - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas do PPGEA - FURG assim como também o Arteecos: núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas ILA - FURG. Coordena o NUFO- Núcleo de Fotografia Secom - FURG e os projetos CDOC-AV do ILA - FURG. Interessado no estudo sobre fotografia, imagens, educação, estética, meio ambiente e humanidades. Presta assessoria e oficinas em fotografia e vídeo

Elisabeth Brandão Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2000), com título revalidado pela UFRGS; pós-doutorado desenvolvido na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (2008); especialista em Alfabetização; pedagoga, é professora Titular aposentada e atua como professora colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integra o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos ? CENPRE/FURG. Possui experiência de 23 anos na Educação Básica. Ministrou aulas nos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Geografia e Artes Visuais. Exerceu funções junto à Pró-Reitoria de Graduação da FURG, de 2001 a 2004, como Superintendente de Apoio Pedagógico, participando de comissões e conselhos (Coordenadora da Comissão Permanente de Assessoria à Superintendência de Apoio Pedagógico, Coordenadora do Núcleo Pangea - grupo gestor das políticas de formação de professores na FURG- Comissão de Assessoria a projetos político-pedagógicos dos cursos e da instituição, Coordenadora Executiva da Comissão Permanente do Vestibular - COPERVE, entre outros. Coordenou o processo de (re)construção dos projetos dos cursos e do Projeto Pedagógico Institucional, tendo, para tanto, sido a responsável pela organização de vários fóruns como o I Fórum Rede de Educação Básica e Universidade. Exerceu atividades de assessoria junto aos cursos de Medicina e Enfermagem da FURG. Vinculada à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - a partir de agosto de 2002. Integrou a Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior - RIES. É Vice-líder dos Grupos de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática/CNPq e do PhotoGraphein -CNPq. Publicou capítulos e organizou os seguintes livros: Perspectivas de Investigação no Campo da Educação Ambiental & Educação em Ciências; Sob o signo da cegueira: foto-graphando o cotidiano ; COPERVE - planejamento, execução e avaliação de um Processo Seletivo; entre outros. Tem participado de inúmeros eventos na área da educação, no Brasil e no exterior. Foi uma das editoras da revista Ambiente & Educação, de 2006 a 2015. Atualmente, ministra aulas no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental ? PPGEA/FURG. Integra a Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA). Sua função como avaliadora institucional e de cursos de Pedagogia, designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP (desde 2004), tem possibilitado significativos efeitos interativo-construtivos em sua jornada como educadora.

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Published

2023-12-27

How to Cite

Quartezane Segantini, H., Madruga Monteiro, M. C. ., Viana, A., & Brandão Schmidt, E. . (2023). PPGEA as a space for discussion and permanent education on the theme of the climate emergency. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 136–155. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748