A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo
Environmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary

Luciene Cristina Risso, José Tadeu Pascoeto

Resumo


O presente artigo traz algumas considerações acerca da percepção ambiental e da criação de um roteiro interpretativo como contribuição para o extensionismo e educação ambiental em áreas protegidas, direcionadas para o trabalho com trilhas interpretativas. A metodologia adaptada de Álamo (1991) constituiu-se de quatro fases: pré trilha, realização da trilha com paradas para explicação dialógica; estimulação dos sentidos, ao qual visou-se despertar as capacidades contemplativas e de interiorização das vivências ambientais e por fim, a avaliação do trabalho na trilha e recomendação para os professores continuarem o trabalho do que foi observado em sala de aula. O resultado dessas experiências foi muito positivo. Os visitantes apreciaram a beleza cênica do parque e disseram que as trilhas nas matas proporcionaram lazer e educação.

Palavras-chave


Percepção ambiental; educação ambiental, trilhas interpretativas

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5953

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