A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo<br>Environmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5953Palavras-chave:
Percepção ambiental, educação ambiental, trilhas interpretativasResumo
O presente artigo traz algumas considerações acerca da percepção ambiental e da criação de um roteiro interpretativo como contribuição para o extensionismo e educação ambiental em áreas protegidas, direcionadas para o trabalho com trilhas interpretativas. A metodologia adaptada de Álamo (1991) constituiu-se de quatro fases: pré trilha, realização da trilha com paradas para explicação dialógica; estimulação dos sentidos, ao qual visou-se despertar as capacidades contemplativas e de interiorização das vivências ambientais e por fim, a avaliação do trabalho na trilha e recomendação para os professores continuarem o trabalho do que foi observado em sala de aula. O resultado dessas experiências foi muito positivo. Os visitantes apreciaram a beleza cênica do parque e disseram que as trilhas nas matas proporcionaram lazer e educação.Downloads
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Publicado
2016-12-09
Como Citar
Risso, L. C., & Pascoeto, J. T. (2016). A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo<br>Environmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(3), 249–264. https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5953
Edição
Seção
Artigos