Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Avaliadores
Declaración de privacidad
Actual
Edições anteriores
Envíos
Avisos
PPGEA
CAPES
FURG
Sobre a FURG
PROPESP
CGTI
Biblioteca FURG
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 33 Núm. 3 (2016)
Vol. 33 Núm. 3 (2016)
Publicado:
2016-12-09
Editorial
Editorial
Vilmar Alves Pereira
1-3
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6455
Artigos
Polifonia da Educação Ambiental Libertária
Polyphony of the Libertarian Environmental Education
Diógenes Valdanha Neto, Doris Accioly e Silva
4-20
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5724
Um estudo sobre a questão ambiental do descarte de medicamentos: utilizando a tecnologia da informação e comunicação no ambiente escolar
A study on the environmental question of discharge of medicines: using information technology and communication in the school environment
André Ricardo Theodoro Velho, Joice Maurell, Regina Barwaldt, Vagner Rosa
21-39
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5733
A utilização das tecnologias da comunicação e da informação no trabalho com a educação ambiental: dimensões linguístico-discursivas
The use of communication and information technologies at work with an environmental education: linguistic-discursive dimensions
Helena Maria Ferreira
40-54
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5738
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduação
Education for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
Marina Patrício de Arruda, Izabel Cristina Feijó de Andrade, Lucia Ceccato de Lima
55-71
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5739
Contradições na realidade e nas representações sociais sobre a alimentação: desafios à Educação Ambiental crítico-transformadora.
Contradictions in reality and in social representations of eating habits: challenges to critical-transformative Environmental Education
Andreisa Damo, Elisabeth Brandão Schmidt
72-91
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5742
A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RS
The environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
Willian da Silva Medeiros, Vantoir Roberto Brancher
92-109
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5764
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.
Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, Emilia Wanda Rutkowski
110-124
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5793
A tradição e a atenção nos causos de onça: uma perspectiva da educação ambiental para uma melhor compreensão dos conflitos entre humanos e onças
Tradition and attention in the jaguar stories: a perspective in environmental education for broad understanding of human and jaguar conflicts
Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter, Haydée Torres de Oliveira
125-143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5804
Caminhos possíveis para a edificação de uma pedagogia da cooperação a partir da responsabilidade e do cuidado
Possible ways for the constitution of cooperation pedagogy from responsibility and care
Walter Frantz, José Wnilson Figueiredo
144-160
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5806
Questões socioambientais amazônicas, CTS e o ensino de ciências
Amazon socio-environmental issues, CTS and science teaching
Elizandra Rego de Vasconcelos
161-177
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5817
Uso sustentável dos recursos naturais: rede de conhecimento e cooperação como estratégia de geração de renda em uma unidade de conservação da Amazônia
Sustainable use of natural resources: a network of knowledge and cooperation as a strategy for generating income in an Amazon conservation unit
Elton Pereira Teixeira, Duarcides Ferreira Mariosa
178-197
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5821
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambiental
Psychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
Andreia da Costa Juliano, Angela Adriane Schmidt Bersch, Eliane de Lima Piske, Narjara Mendes Garcia, Claudia Cousin
198-212
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5832
O Técnico em Meio Ambiente como profissional dissociado do habitus Sujeito Ecológico: um estudo no Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis
The Environmental Technician as a professional disassociated from the Ecological Citizen habitus: a study in Bahia’s Federal Institute, Campus Eunápolis, Bahia, Brazil.
Laura Elizabeth Ferreyra, Silvia Kimo Costa, Milton Ferreira da Silva Junior
213-229
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5848
A educação ambiental crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do sul de Minas
Critical environmental education in pedagogy: the case of a faculty from southern of Minas
Andreia Marcelina Silva Carvalho, Bruno Andrade Pinto Monteiro
230-248
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5936
A percepção ambiental como contribuição na educação ambiental em trilhas de áreas protegidas e criação de roteiro interpretativo
Environmental perception as a contribution to environmental education in protected area trails and creation of an interpretative itinerary
Luciene Cristina Risso, José Tadeu Pascoeto
249-264
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5953
A interculturalidade e o impacto causado no meio ambiente indígena em Aquidauana - MS
Interculturality and the impact on the indigenous environment in Aquidauana - MS
Elisangela Castedo Maria Nascimento, Angela Maria Zanon
265-280
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5956
Automobilidade e (in) sustentabilidade: distorções produzidas no princípio da sustentabilidade pela indústria automobilística
Car mobility and (un) sustainability: distortions produced in principle of sustainability for automotive industry
Jose Geraldo Pedrosa, Adriana Maria Tonini, Rosana Rios Corgosinho, Flavia Oliveira Duenhas
281-301
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5972
O desafio da gestão ambiental municipal: o caso do programa de educação ambiental de Belém.
The challenge of municipal environmental management: the case of the environmental education program of Belém.
Lana Glayce Dias Ferreira Pontes, Andre Luis Assunção de Farias
302-319
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6048
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade
The role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
Patricia María Ingrasiotano, José Marcelo Freitas de Luna
320-339
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.6052
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
indexadores
Indexadores
facebook
Palabras clave
Información
Para autores/as