O Técnico em Meio Ambiente como profissional dissociado do habitus Sujeito Ecológico: um estudo no Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis
The Environmental Technician as a professional disassociated from the Ecological Citizen habitus: a study in Bahia’s Federal Institute, Campus Eunápolis, Bahia, Brazil.

Laura Elizabeth Ferreyra, Silvia Kimo Costa, Milton Ferreira da Silva Junior

Resumo


O presente artigo apresenta os principais resultados da Dissertação intitulada: “Habitus, Interdisciplinaridade na Educação Profissional: do concebido ao vivido” que objetivou refletir como o currículo da educação profissional não instituiu um habitus para formação de Sujeitos Ecológicos no Curso Integrado em Meio Ambiente do IFBA, Campus Eunápolis. Os dados foram coletados através de um roteiro de entrevista semiestruturada com docentes que foram Coordenadores do referido curso e após a transcrição e extração de palavras/ frases chaves, as informações foram correlacionas à análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os resultados mostraram que a matriz curricular do curso, as ementas das disciplinas e a postura dos docentes promovem a sobrevalorização do conteúdo e práticas voltadas para a formação tecnicista em detrimento da formação de um cidadão histórico-crítico e Sujeito Ecológico.

Palavras-chave


: Educação Profissional. Meio Ambiente. Sujeito Ecológico

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5848

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