A utilização das tecnologias da comunicação e da informação no trabalho com a educação ambiental: dimensões linguístico-discursivas
The use of communication and information technologies at work with an environmental education: linguistic-discursive dimensions

Helena Maria Ferreira

Resumo


O presente estudo tem por objetivo socializar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar a articulação entre o trabalho com a Educação Ambiental e o ensino de línguas, mediada pelas TIC(Tecnologias da Informação e Comunicação). O presente trabalho adotou como procedimento metodológico uma pesquisa de cunho teórico, seguida de uma análise de uma experiência pedagógica em que essa mencionada articulação foi proposta. Essa experiência foi desenvolvida com licenciandos do Curso de Letras de uma universidade pública em um dos projetos temáticos propostos como componente curricular. A partir da pesquisa empreendida, foi possível constatar que as TIC apresentaram várias possibilidades para o trabalho com a temática Meio Ambiente, permitindo uma análise de questões linguístico-discursivas que possibilitam a formação de um leitor mais crítico e mais proficiente. Desse modo, considerou-se que as TIC se constituem como uma importante estratégia para a formação de um leitor crítico e de aluno mais politizado acerca dos problemas ambientais.

Palavras-chave


Educação Ambiental; TIC; Transversalidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5738

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.