A pesquisa em educação ambiental no Brasil contemporâneo
entre o campo disciplinar e a governamentalidade democrática
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13325Palavras-chave:
educação ambiental, campo disciplinar, governamentalidadeResumo
Este texto, originariamente preparado como trabalho encomendado do GT Educação Ambiental para a 38ª reunião anual da ANPEd (2017) propõe-se a apresentar um olhar estrangeiro para as pesquisas realizadas nesta área no Brasil, pelos grupos de pesquisa que compõem o GT. Em torno deste conjunto de pesquisas, interroga-se sobre a constituição de um campo disciplinar pela educação ambiental no Brasil nas últimas décadas, bem como procura analisar estas pesquisas no âmbito de uma “governamentalidade democrática”, que estaria dando o tom da produção biopolítica de políticas públicas em educação no Brasil nas últimas décadas. Conclui lançando ao GT o desafio de realizar uma pesquisa anarqueológica sobre o campo. Os conceitos utilizados são derivados do pensamento de Michel Foucault.
Downloads
Referências
BARCHI, Rodrigo. Poder e resistência nos diálogos das ecologias licantrópicas, infernais e ruidosas com as educações menores e inversas (e vice-versa). Tese - Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2016.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm (acesso em 16 de novembro de 2016).
BRASIL. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9304/96). www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm (acesso em 16 de novembro de 2016).
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
GALLO, Sílvio. Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v.42, p.48 – 64, 2012.
GALLO, Sílvio. “O pequeno cidadão”: sobre a condução da infância em uma governamentalidade democrática In: RESENDE, H. (org.). Michel Foucault - O Governo da Infância. Belo Horizonte: Autêntica, p. 329-343, 2015.
GOERGEN, Pedro. Teoria e Ação no GT Educação Ambiental da Anped: Partilhando Algumas Suspeitas Epistemológicas. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 5, n. 2, 2010, p. 9-30.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
TRISTÃO, Martha; CARVALHO, Luiz Marcelo. Grupos de Pesquisa e GT 22 – Educação Ambiental na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped): Uma Síntese Interpretativa. Ambiente & Educação, vol. 14 (2), 2009, p. 13-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.