A pesquisa em educação ambiental no Brasil contemporâneo

entre o campo disciplinar e a governamentalidade democrática

Autores

  • Silvio Gallo Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13325

Palavras-chave:

educação ambiental, campo disciplinar, governamentalidade

Resumo

Este texto, originariamente preparado como trabalho encomendado do GT Educação Ambiental para a 38ª reunião anual da ANPEd (2017) propõe-se a apresentar um olhar estrangeiro para as pesquisas realizadas nesta área no Brasil, pelos grupos de pesquisa que compõem o GT. Em torno deste conjunto de pesquisas, interroga-se sobre a constituição de um campo disciplinar pela educação ambiental no Brasil nas últimas décadas, bem como procura analisar estas pesquisas no âmbito de uma “governamentalidade democrática”, que estaria dando o tom da produção biopolítica de políticas públicas em educação no Brasil nas últimas décadas. Conclui lançando ao GT o desafio de realizar uma pesquisa anarqueológica sobre o campo. Os conceitos utilizados são derivados do pensamento de Michel Foucault.

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Biografia do Autor

Silvio Gallo, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e livre docência pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor associado (MS-5) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia francesa contemporânea e educação, ensino de filosofia, ensino médio, filosofia e transversalidade, anarquismo e educação.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Gallo, S. . (2021). A pesquisa em educação ambiental no Brasil contemporâneo: entre o campo disciplinar e a governamentalidade democrática. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 13–32. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13325